Reprodução
Maria José Rocha Lima[1]
Não morre aquele que deixou na terra beleza e marca singular. Em 2007, visitei Medelin, a cidade natal de Fernando Botero, durante umas jornadas de formação de professores alfabetizadores da Colômbia, e tive a sorte apreciar impactantes esculturas de Fernando Botero espalhadas na praça de Antioquia.
Ao entrar no Museu de Antioquia, um museu imponente, com belas portas de ferro ricamente trabalhadas, experimentei a sensação da grandeza e solidez, uma espécie de sentimento relativo à eternidade.
No andar superior do museu, deparei com o Salão de Arte Internacional, e muitas obras que ali se encontravam eram do acervo pessoal de Botero. Ele, além de artista, era colecionador de obras de arte.
E um dos guias, que por sorte acompanhava autoridades, nos contou que a primeira obra doada ao museu foi EX- VOTO, em 1975. Esta obra Botero escolheu para celebrar os seus 75 anos. Eu adquiri o cartaz, o emoldurei e estampei na parede da nossa casa. É uma imagem da Virgem Santíssima com o Menino Jesus no colo, como não poderia deixar de ser, os dois lindamente gordinhos. E nos pés da virgem, do lado esquerdo, está estampado o EX-VOTO – EN ACCION DE GRACIAS POR RECEBIR EL PRIMER PREMIO DE LA BIENAL COLTEJER, EL PRIMER NOMBRE EM TEXTILES. Fdo. BOTERO Y FAMILIA -Maio 1970. Do lado direto da imagem há a figura que, segundo um dos curadores, é uma representação do Botero, com uma cobra enrolada ao corpo, significando seu sofrimento com dívidas. Lembrei-me dos votos que fazemos, nós, baianos, ao Senhor do Bonfim, para o agradecimento e testemunho de milagres alcançados.
No céu, Fernando Botero descansará em paz, mas na terra a glória artística nunca lhe dará sossego, porque ele escutará o eco das palavras dos admiradores e críticos da sua obra até o final dos tempos!
Reprodução
[1] Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Psicanálise. Ex – deputada baiana. Fundadora da Casa da Educação Anísio Teixeira. Membro da Soroptimist International. Coordenadora de Expansão da Região Brasil e de Programas no SI Brasília Sudoeste.