O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, informou na noite deste domingo (15/11) que a lentidão na totalização dos votos foi causada por uma falha em um dos processadores do tribunal.
“Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico, que foi exatamente o seguinte: um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização falhou e foi preciso repará-lo. Essa é a razão técnica pela qual houve o atraso, e amanhã eu espero ter condições de dar a explicação técnica possível”, disse o presidente durante coletiva à imprensa.
Pouco antes da coletiva desta noite, o TSE informou, por meio de um comunicado, que “em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos, está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração”.
O tribunal ainda ressaltou que a lentidão não tem relação com o “vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”.
Durante a coletiva, Barroso ainda afirmou que “a ideia de que a demora possa trazer alguma consequência para o resultado não faz nenhum sentido”.