Trens ficaram parados de 9h37 às 9h42; problema foi na estação Galeria. Veículo com defeito foi levado ao depósito de manutenção da companhia.
Uma falha no sistema de abertura das portas de um dos trens do Metrô do Distrito Federal na Estação Galeria, na Asa Sul, causou um atraso de cinco minutos no sistema. De acordo com a companhia, o problema ocorreu por volta de 9h40. Pouco depois, o veículo foi recolhido. A empresa disse que às 10h todo o sistema já estava operando normalmente.
O trem danificado foi substituído, enquanto os vagões que apresentaram problemas foram levados ao depósito de manutenção, que fica próximo a Águas Claras e ao Pistão Sul. O atraso nas demais estações e trens foi devido ao tempo de locomoção até o local, disse o Metrô.
Uma passageira que estava na Estação ParkShopping contou que o piloto avisou a todos que um trem havia apresentado falha na Estação Central e que não havia previsão para o sistema voltar ao normal. Não houve tumulto, e o movimento era tranquilo.
Segundo o Metrô, há duas formas de recolher trens com defeito. Uma é por meio de reboque, em que outro trem ‘empurra’ o veículo quebrado. A outra, quando os motores estão funcionando, é pelo modo manual, em que o trem trafega com velocidade reduzida, o que ocorreu no incidente desta manhã.
O Metrô circula nas regiões mais populosas do DF – Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Ele também passa por Águas Claras, Guará e Plano Piloto. O sistema tem 42,3 quilômetros de extensão. O sistema atende 160 mil passageiros por dia.