Morreu na manhã desta quarta-feira (18), vítima do novo coronavírus, o psicólogo e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-13), Aluízio Lopes de Brito. Ele estava internado na UTI do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.
Aluizio é figura marcante e referência para a psicologia paraibana e brasileira, tendo inclusive atuado como Conselheiro no Conselho Federal de Psicologia durante três mandatos (2001/2004, 2007/2010 e 2010/2013); permanecendo até os dias atuais como membro ad hoc da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP, disse em nota o CRP.
Veja nota na íntegra:
É com profunda tristeza que o CRP-13 recebe e transmite a notícia do falecimento do psicólogo, mestre e professor Aluizio Lopes de Brito (CRP 13/1610).
Aluizio é figura marcante e referência para a psicologia paraibana e brasileira, tendo inclusive atuado como Conselheiro no Conselho Federal de Psicologia durante três mandatos (2001/2004, 2007/2010 e 2010/2013); permanecendo até os dias atuais como membro ad hoc da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP.
Foi Conselheiro do CRP-13 durante o I e II Plenários (1995/1998 e 1998/2001), sendo Presidente na segunda gestão.
Atual colaborador do Grupo de Trabalho Memória da Psicologia na Paraíba, do CRP-13, ajudando a resgatar a história da profissão em nosso estado.
Extremamente atuante e defensor incansável dos Direitos Humanos, Aluizio abraçou ainda as áreas de Educação, Saúde Mental, Políticas Públicas, Psicologia Clínica, Prevenção ao Suicídio, Filosofia, Educação e Ética.
Marido, pai, psicólogo, mestre, amigo. Sua alegria e seu sorriso contagiante permanecerão indeléveis nas lembranças e corações dos que o conheceram.
Discreto, sempre à disposição para acolher os que o procuravam, Aluizio seguirá presente através dos muitos ensinamentos que delegou em sua vida.
Nós que compomos o IX Plenário do CRP-13 prestamos aqui nosso mais profundo agradecimento à Aluizio, mestre e amigo eterno.
Aluizio, presente!
Conselho Federal de Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia também emitiu nota lamentando a morte de Aluízio Lopes. Confira íntegra da nota:
Com profundo pesar, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) comunica à categoria o falecimento do psicólogo e membro ad hoc da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP, Aluízio Lopes de Brito.
A história da Psicologia brasileira está permeada pela trajetória e atuação de Aluízio. Ele era conhecido pela sua incansável contribuição em defesa da profissão e dos direitos humanos, balizadores do exercício profissional da Psicologia. Era o amigo leal e centrado, o líder assertivo e agregador, o gestor democrático e acolhedor.
Aluízio foi conselheiro do CFP por três gestões – XII Plenário (2001-2004), XIV Plenário (2007-2010) e XV Plenário (2010-2013). Em 2002, compôs a equipe responsável pela elaboração da Minuta do Novo Código de Ética da Psicologia. Já no Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13), sua terra natal, Aluízio compôs o Plenário por duas gestões, no 1º (1995-1998) e no 2º Plenário (1998-2001), quando foi presidente do Regional. Ainda no CRP-13, participou ativamente da criação da Comissão de Direitos Humanos do Regional, em 1997, e foi presidente da Comissão Permanente de Ética, de 1995 a 1998.
Seu compromisso com a Psicologia continuou. Em 2017, Aluízio foi convidado pelo XVII Plenário do CFP para compor, como membro ad hoc, a Secretaria de Orientação e Ética do CFP, convite reforçado pela atuação gestão (XVIII Plenário).
Aluízio tinha graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1991), com mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Era professor no curso de Psicologia do Unipe e IESP e coordenava no UNIPE o curso de Pós-Graduação em Psicologia Humanista e Abordagem Centrada na Pessoa.
Aluízio Lopes de Brito foi uma das 167 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil. Em um momento extremamente desafiador para a Psicologia brasileira – que precisa construir estratégias de enfrentamento, resistência e cuidado diante desta grave crise sanitária – não será possível contar, mais uma vez, com a fundamental contribuição e experiência de Aluízio.
Hoje estamos em luto.
Amanhã estaremos na luta!
Em seu nome, a Psicologia brasileira se une e se levanta: Aluízio, presente!
*Via: O Fuxiqueiro