domingo, 23/02/25
HomeDistrito FederalEventos podem ser retomados no DF até sexta-feira, diz chefe da Casa...

Eventos podem ser retomados no DF até sexta-feira, diz chefe da Casa Civil

Segundo Gustavo Rocha, governo elabora estudo técnico para analisar quais setores serão reabertos. Atividades estão suspensas desde 28 de fevereiro.

Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa — Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília
Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa — Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, disse, nesta segunda-feira (10), que o governador Ibaneis Rocha (MDB), “poderá, até sexta-feira, reabrir eventos”. Por causa da pandemia da Covid-19, atividades como congressos e seminários estão proibidas em Brasília desde 28 de fevereiro. Há exceções, apenas, para área cultural (veja regras abaixo).

Questionado sobre quais eventos serão retomados, o secretário afirmou que “há um estudo sento feito para isso”, sem dar maiores detalhes. “Até hoje, não temos o formato do que será feito. Só será possível após o governador analisar”, afirmou.

Ainda durante entrevista coletiva, Gustavo Rocha confirmou a previsão do governador de retomar aulas presenciais da rede pública “até agosto”.

Quais eventos podem funcionar?

Atualmente, está proibida a realização de “eventos presenciais, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, incluindo eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras”. Há algumas exceções para atividades culturais.

Estão permitidos eventos como cinema, shows e espetáculos que ocorram em formato drive-in. Também estão liberadas atividades em museus e exposições de arte, com as seguintes regras:

  • Organização das filas na entrada e na saída, de forma a respeitar o limite mínimo de distanciamento
  • Garantir que, no local do evento, haja ampla divulgação, com informações claras, concisas e precisas sobre as medidas obrigatórias de proteção e os perigos inerentes do contágio pelo novo coronavírus
  • Vendas de ingressos exclusivamente online
  • Restrição do número de participantes, limitado a ocupação máxima de 50% da capacidade do loca;
  • Distribuição, preferencialmente, de materiais digitais e, quando houver entregas individuais de kits promocionais (inclusive materiais gráficos) e brindes, estes devem estar devidamente embalados e higienizados
  • Higienizar os móveis, equipamentos e objetos antes e após o evento

Aulas presenciais

O governador Ibaneis Rocha afirmou que a vacinação de professores contra a Covid-19 deve começar ainda em maio e previu a volta das aulas presenciais nas escolas públicas do Distrito Federal para agosto, após o recesso de julho. A rede pública funciona em sistema remoto desde o ano passado, em razão da pandemia.

Já o chefe da Casa Civil, quando questionado sobre o tema, não confirmou a data. “Temos que aguardar a sinalização do Ministério da Saúde”, disse.

Gustavo Rocha citou ainda que o Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê o início da vacinação de professores em junho.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM