quinta-feira, 13/11/25
HomeDistrito FederalEvento discute o combate ao racismo no sistema de Justiça

Evento discute o combate ao racismo no sistema de Justiça

Os debates terão início às 8h30 do dia 14, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), localizado na Quadra 3 do Setor de Autarquias Norte

Foto: Divulgação/DPDF

 

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoverá a 4ª edição do seminário Defensoria na Luta Antirracista. O evento, destinado ao debate de temas que contribuem para a luta contra o racismo, ocorre nos dias 13 e 14 de novembro. A abertura será realizada no primeiro dia, a partir das 18h30, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Os debates terão início às 8h30 do dia 14, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), localizado na Quadra 3 do Setor de Autarquias Norte.

A palestra magna será conduzida por Fabio Esteves, juiz instrutor do gabinete do ministro Edson Fachin no Supremo Tribunal Federal (STF). No segundo dia, o público contará com debates sobre a lei de racismo e o preconceito racial; letramento racial e interculturalidade; a hermenêutica jurídica da branquitude e os caminhos para uma hermenêutica jurídica antirracista; o dever das defensorias públicas de combater o racismo institucional; e racismo e antirracismo.

Ao longo do evento, os inscritos terão acesso à segunda edição do Dicionário Antirracista da DPDF, material lançado pela ouvidoria da instituição no seminário de 2023 e atualizado com novos termos no ano passado. O intuito do material de letramento racial é dar continuidade ao combate das desigualdades, opressões e discriminações decorrentes do racismo, alinhado com a missão institucional da DPDF. O dicionário da instituição foi incluído na lista elaborada pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) que reúne referências sobre a temática, e figura como importante ação afirmativa, sendo utilizado como fonte de consulta a nível nacional.

Para o defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, a luta antirracista precisa ser constante e coletiva. “Ao promover esse seminário pela quarta vez, a Defensoria Pública do DF reafirma seu compromisso com a igualdade racial e com a construção de uma sociedade mais justa, em que o respeito e a dignidade humana sejam efetivamente garantidos”, concluiu.

O evento é gratuito e aberto à comunidade e as inscrições podem ser realizadas on-line.

*Com informações da DPDF

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM