sexta-feira, 22/08/25
HomeMundoEUA considera que China comete um ‘genocídio’ contra muçulmanos uigures

EUA considera que China comete um ‘genocídio’ contra muçulmanos uigures

EUA considera que China comete um ‘genocídio’ contra muçulmanos uigures
Torres de vigilância em uma instalação de alta segurança perto do que se acredita ser um campo de reeducação onde minorias étnicas muçulmanas estão detidas, nos arredores de Hotan, na região de Xinjiang, noroeste da China – AFP/Arquivos

Washington considera que a China comete um “genocídio” contra os muçulmanos uigures na região de Xinjiang, declarou nesta terça-feira (19) o atual secretário de Estado, Mike Pompeo, na véspera da posse do presidente eleito Joe Biden.

“Creio que esse genocídio continua e que assistimos uma tentativa sistemática de destruir os uigures por parte do partido-Estado chinês”, disse em um comunicado.

Pompeo também mencionou “crimes contra a humanidade” perpetrados “desde pelo menos março de 2017” pelas autoridades chinesas contra uigures e “outros membros das minorias étnicas e religiosas de Xinjiang”.

Antes de sua eleição em novembro, Biden declarou a repressão aos uigures um “genocídio perpetrado pelo governo autoritário da China”, de acordo com um comunicado de sua equipe de campanha divulgado em agosto.

“Os Estados Unidos pedem para a República Popular da China libertar imediatamente todas as pessoas presas arbitrariamente e encerrar seu sistema de campos de internação e detenção, residências vigiadas e trabalho forçado”, disse Pompeo.

De acordo com especialistas estrangeiros, mais de um milhão de uigures estão detidos em campos de reeducação política.

Pequim nega esta informação e afirma que se trata de centros de formação profissional destinados a mantê-los afastados do terrorismo e do separatismo após os ataques atribuídos aos uigures. (istoé)

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM