Segundo Secretaria de Educação, modelo antigo pode ser usado até fim do ano; aulas presenciais começam em 14 de fevereiro. Kit, no entanto, tem menos itens que o prometido em 2020.
Os alunos da rede pública do Distrito Federal terão um novo modelo de uniforme para o ano letivo de 2022 (veja foto acima). No entanto, segundo a portaria publicada pela Secretaria de Educação, no Diário Oficial desta quarta-feira (19), ainda será permitido o uso das peças antigas.
O novo modelo será obrigatório a partir de 2023. De acordo com o GDF, o uniforme será composto pelos seguintes itens:
- bermuda,
- calça,
- camisetas e casaco nas cores azul pantone e azul marinho e
- dois pares de meias brancas.
Em dezembro do ano passado, o GDF informou que a entrega das roupas será gradativa, até o início das aulas presenciais, em 14 de fevereiro. Nesta terça-feira (18), a Secretaria de Educação disse que está concluindo os procedimentos para viabilizar a entrega dos uniformes.
Modelo novo, menos peças
Em janeiro de 2020, o governo havia prometido um kit com mais itens, como duas bermudas, e um par de tênis. Questionada, a Secretaria de Educação não deu detalhes sobre a redução no total de peças.
À época, a promessa também era de que um kit completo de uniforme seria entregue para os estudantes até o mês de abril de 2020. Porém, o prazo foi descumprido. O investimento estimado era de R$ 120 milhões, mas o Tribunal de Contas (TCDF) suspendeu o edital para a compra dos itens.
No mesmo mês, após ajustes no documento, a Corte permitiu a retomada da aquisição dos produtos.
Atraso
A profissional autônoma Elizete Pereira da Silva cadastrou os filhos para receber o kit uniforme em 2019. “Meu filho estava no primeiro ano do Ensino Médio, quando fez esse cadastro”, disse.
“Ele [filho] já até terminou o Ensino Médio e até hoje não recebeu o uniforme. Na minha visão isso é só promessa do governo para enganar a população”, afirmou a mãe.
Segundo a vice presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do DF, Ana Paula Carreira, a associação vem recebendo diversas reclamações sobre a falta de uniformes.
“Isso é algo que nos preocupa, uma vez que estamos há um mês para que as aulas recomecem e estes alunos estão sem o uniforme escolar”, afirma.
Volta às aulas
A volta às aulas nas escolas públicas do Distrito Federal em 2022 será totalmente presencial, e sem cobrança de vacinação contra Covid-19, mesmo para alunos já aptos a receberem o imunizante. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Educação do DF.
Segundo calendário da pasta, as aulas começam no dia 14 de fevereiro. Já o fim das atividades está previsto para 23 de dezembro. As datas do ano letivo 2022 foram definidas com base nos 200 dias letivos obrigatórios por lei.
A definição pelo modelo totalmente presencial ocorre em meio a uma escalada de casos de Covid-19 na capital e a confirmação de transmissão comunitária da variante ômicron, mais contagiosa.
Desde 3 de novembro de 2021,estudantes da rede pública já estavam assistindo a aulas no modelo 100% presencial. A modalidade se estendeu por mais de um mês, até o fim do ano letivo.
Antes disso, em agosto, as atividades passaram a ocorrer de forma híbrida, com metade dos alunos em sala de aula e metade em aulas remotas. Os grupos se alternavam a cada semana. Já entre abril de 2020 e julho de 2021, as atividades ocorreram de forma totalmente remota, por conta da pandemia.