Governo promete mais ônibus, principalmente nos horários de chegada e saída do exame. Candidatos poderão utilizar o transporte público gratuitamente por meio do ‘Vai de Graça’.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF vai ampliar os horários das linhas de ônibus que trafegam nas proximidades dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme a demanda.
- Haverá ônibus extras entre 11h e 13h30; e entre 19h e 21h30.
- O Metrô funcionará das 7h às 21h30.
A linha 0.110, que faz o trajeto entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Universidade de Brasilia (UnB), também vai funcionar neste domingo para atender os inscritos que vão fazer a prova no campus Darcy Ribeiro.
No dia da prova, os candidatos poderão utilizar o transporte público gratuitamente por meio do ‘Vai de Graça’.
Esquema de segurança reforçado
A aplicação do Enem terá um esquema especial de segurança nos dois dias de prova, neste domingo (9) e no dia 16.
O planejamento faz parte do Protocolo de Operações Integradas (POI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), e envolve a atuação conjunta de forças de segurança e órgãos públicos distritais e federais.
Durante a aplicação, representantes das instituições estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), onde haverá monitoramento em tempo real dos locais de prova.
A Polícia Militar vai realizar a escolta dos malotes com as provas durante todo o trajeto de distribuição e recolhimento.
Haverá reforço do policiamento nas áreas próximas aos locais do exame, com presença de tropas especializadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/e/T/Cz181ARm2pGzYUOx2cTQ/16556469008-362c1c8df6-k.jpg)
Esquema de segurança será reforçado neste domingo (9). — Foto: Andre Borges/Agência Brasília
O DF Legal atuará na fiscalização de ambulantes próximos aos locais de prova.
Vendedores sem autorização serão orientados a deixar o local e, caso descumpram a orientação, poderão ter as mercadorias apreendidas.
O Detran-DF vai manter equipes de fiscalização e um operador dentro do Ciob para acompanhar possíveis ocorrências no trânsito.
A recomendação é que os candidatos evitem estacionar em locais proibidos e, quando possível, optem por transporte coletivo ou serviço por aplicativo.
O Corpo de Bombeiros e o Samu estarão mobilizados para atendimentos de urgência.
Todos os locais de prova deverão ter brigadistas e seguranças particulares. Delegacias próximas também ficarão de sobreaviso.

