Realizado com alunos de Samambaia, projeto analisa impacto dos memes e das fake news compartilhadas nas redes sociais. Trabalho foi citado na primeira etapa da prova, domingo (3).
Professora Gilda das Graças e alunos do fundamental. — Foto: reprodução/Secretaria de Educação
O projeto de uma escola pública de Samambaia, no Distrito Federal, ganhou os holofotes após aparecer em uma questão da prova de domingo (3) do Enem 2024. Realizado com alunos do ensino fundamental, o projeto analisa o impacto dos memes e das fake news compartilhados nas redes sociais. 📝
Na questão do Enem, é apresentado um texto que fala sobre como o projeto estimula quepais e alunos avaliem com atenção os memes e notícias que compartilham online, olhando para o conteúdo de forma mais consciente (veja a questão completa e resposta mais abaixo). 📱👀
O projeto é de iniciativa da professora de língua portuguesa Gilda das Graças, moradora de Águas Claras. Em entrevista ao g1, nesta terça (5), Gilda contou que ficou muito feliz com o reconhecimento no Enem.
“O Enem é uma avaliação nossa, do Brasil, que é extremamente conceituada. Por ser um exame que perpassa por tantos estados, como professora e pesquisadora fiquei extremamente honrada”, diz Gilda das Graças.
A professora explica que o projeto teve início a partir da sua pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O texto do Enem cita a etapa do projeto que aconteceu entre 2016 e 2018, na escola CEF 412 de Samambaia.
“Quando apresentei a proposta, os alunos tiveram uma receptividade muito positiva. Também marcamos uma reunião com os pais”, diz Gilda sobre o início do projeto.
O mestrado foi apresentado em 2018 e Gilda não trabalha mais em Samambaia, mas o projeto da pesquisadora continua fazendo parte do seu planejamento na sala de aula.
Você acertaria a questão?
Leia a questão abaixo e pense na alternativa que você marcaria na prova. Após a imagem, veja a resposta do gabarito extraoficial. 🤓
Questão 14 do Enem 2024 (caderno verde) cita escola pública do DF. — Foto: caderno de questões
De acordo o gabarito extraoficial, a resposta correta é a letra B. Segundo a correção do Anglo, o texto “deixa implícito uma crítica ao conteúdo manipulado presente nas redes”.
👉 Veja aqui as questões do 1° dia de prova do Enem e baixe os cadernos com as questões de ciências humanas, linguagens e redação.
👉 Veja aqui o gabarito extraoficial do Enem 2024 e a correção das provas feita pelo Anglo.