No primeiro semestre deste ano, foram autuados no Distrito Federal 34.413 condutores pelo uso do celular ao volante. Conforme dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), são 190 registros diários, ou seja, oito por hora.
Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, o aumento foi em torno de 5%. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito. Prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no tráfego.
Para o diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, a situação é tão preocupante quanto à ingestão de bebida alcoólica: “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) também alerta que dirigir e telefonar ou acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, pois os condutores trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, ultrapassando a faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e até causando situações de risco inesperadas.