O presidente da França disse ter reafirmado a determinação em responder às necessidades expressas pela Ucrânia
(crédito: LUDOVIC MARIN)
O presidente da França, Emmanuel Macron, conversou hoje com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, ocasião na qual prometeu que as entregas de armas e equipamentos humanitários ao país se intensificarão nos próximos dias.
Em seu Twitter, o francês disse ter reafirmado a determinação em responder às necessidades expressas pela Ucrânia, em “particular em equipamentos de defesa, ajuda humanitária, apoio econômico e financeiro, combustível e em apoiar o trabalho da justiça”.
Até o momento, 800 toneladas de ajuda humanitária já foram enviadas da França para a Ucrânia, sinalizou Macron. Segundo ele, foram discutidas ainda as garantias de segurança que a França poderia fornecer à Ucrânia no âmbito de um acordo internacional para assegurar o respeito à soberania e integridade territorial do país.
Na mesma rede social, Zelensky destacou que outros elementos foram abordados na conversa, incluindo a preparação do sexto pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia e possíveis formas de exportar produtos agrícolas ucranianos. Segundo ele, foi realizada ainda uma discussão substantiva do processo da Ucrânia buscando o estatuto de candidato à adesão à UE.
Agência Estado*