No Hospital Regional de Santa Maria, 13 bebês foram fantasiados para comemorar o carnaval com a ajuda dos profissionais de saúde
Itimalia! O clima de carnaval tomou conta dos bebês do Hospital Regional de Santa Maria. Um ensaio fotográfico promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) fotografou de 13 bebês prematuros internados na Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin). As imagens celebram o carnaval e a vida dos pequenos.
De acordo com o instituto, que é responsável por gerir o hospital, três enfermeiras do setor produziram as imagens. As fantasias foram variadas, teve coelinho, ursinho, cachorrinho, abelinha, bailarina, casulo e até super-herói da Marvel, o Homem-Aranha. A ação, que recebeu o nome de Bloquinho da Ucin, quer proporcionar alegria para mães, pais e familiares, podendo oferecer um momento de descontração.
“Nossas ações de humanização envolvem não apenas pacientes, mas também a família, inclusive porque ela é afetada quando um dos seus está internado, e porque é também fundamental na recuperação após a alta hospitalar”, comentou Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente substituta do Iges. Toda a ação é organizada com autorização dos pais.
Segundo a enfermeira da Ucin, Lorena Cardoso Mendes, as fotos são encaminhadas digitalmente aos responsáveis. “É muito gratificante pra todas nós. Buscamos sempre a humanização do cuidado, visando a passar para os pais mais conforto, segurança, descontração do momento devido à fragilidade emocional que eles se encontram naquele momento”, disse. Os preparativos para o ensaio começaram há cerca de um mês.
“No dia da foto, higienizamos todos os materiais, organizamos os pacientes conforme a necessidade individual e, claro, com as mães sempre por perto”, contou a enfermeira, ressaltando que todo o material e manuseado para não causar alergia ou lesões a pele sensível dos bebês.
Relembre
Em dezembro, bebês do Hospital Universitário de Brasília (HUB) participaram de um ensaio fotográfico com tema natalino, reforçando a esperança de tempos melhores. Os recém-nascidos ganharam gorrinhos e mantas. No hospital, a decoração e os ânimos natalinos acontecem desde 2019.