“A pior pandemia em um século. A pior crise econômica desde a Grande Depressão. O pior ataque à nossa democracia desde a Guerra Civil”, diz
Ao discursar na noite dessa quarta-feira (28/4) em sessão conjunta do Congresso norte-americano, no qual apresentou balanço dos 100 primeiros dias de governo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), disse ter herdado uma nação em crise.
“Cem dias desde que fiz o juramento de posse, tirei minha mão da Bíblia de nossa família e herdei uma nação – todos nós herdamos – que estava em crise. A pior pandemia em um século. A pior crise econômica desde a Grande Depressão. O pior ataque à nossa democracia desde a Guerra Civil”, assinalou Biden.
“Agora, depois de apenas 100 dias, posso dizer à nação: os Estados Unidos estão progredindo novamente. Transformando perigo em possibilidade, crise em oportunidade, reveses em força”, prosseguiu.
O evento foi considerado histórico porque, pela primeira vez na história do país, o presidente fez o discurso à frente de duas mulheres: Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados, e a vice-presidente vice-presidente Kamala Harris, que também presidente do Senado, segundo lei dos EUA.
Ao lado de Harris, Biden tomou posse em 20 de janeiro de 2021, como o 46º presidente dos Estados Unidos. O democrata sucedeu Donald Trump (Partido Republicano), que tentou se reeleger, mas não angariou votos suficientes nas eleições.
O presidente norte-americano também anunciou um plano trilionário, destinado a famílias de baixa e média renda, para garantir creche e acesso à saúde.
“O Plano de Famílias Americanas, finalmente, fornecerá até 12 semanas de licença médica, licença médica paga. Somos um dos poucos países industrializados do mundo – ninguém deveria ter que escolher entre um emprego e um contracheque ou cuidar de si mesmo ou de seus entes queridos, ou de seus pais, cônjuge ou filho”, disse.
Segundo ele, o plano vai garantir que famílias de baixa e média renda não paguem mais do que 7% da renda para educação de crianças de até 5 anos de idade. “E isso ajudará mais de 65 milhões de crianças e ajudará a reduzir a pobreza em creches pela metade. Nós podemos pagar”, pontuou.
Leia aqui a transcrição da íntegra do discurso de Joe Biden, em inglês.