Desses candidatos sem voto, 29,3% (535) são mulheres pretas ou pardas, quase um terço. Votação zerada, segundo o TSE, é um dos fatores que indicam uma possível fraude à cota de gênero.
Por Marcelo Parreira, g1 — Brasília
Urna eletrônica do TSE
Imagem: Divulgação/TSE
Levantamento feito pelo g1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 1.823 candidatos — homens e mulheres — nas eleições municipais não receberam nenhum voto no último domingo (6), dia da votação do primeiro turno.
O número de candidatos sem voto corresponde a 0,39% das candidaturas que apareceram nas urnas
Apenas 2 dos candidatos zerados na urna disputavam a prefeitura. Todos os demais eram candidatos a vereador.
Desses candidatos sem voto, 29,3% (535) são mulheres pretas ou pardas, quase um terço.
Apesar de representarem um terço das candidaturas sem votos, as mulheres pretas e pardas foram 17,66% do número total de candidatos.
A votação zerada, segundo o TSE, é um dos fatores que indicam uma possível fraude à cota de gênero. Outro fator é não ter movimentado contas bancárias ligadas à campanha.
- 🔍 Pela lei, os partidos devem reservar 30% de suas vagas para mulheres que queiram concorrer. Na prática, no entanto, muitas das candidaturas femininas ficam apenas no papel, garantindo o cumprimento da cota exigida na legislação, mas sem que as mulheres disputem efetivamente.
Os homens pretos e pardos foram 36,6% das candidaturas sem votos. E foram 33,9% do número total de candidatos.
Ao todo, o número de mulheres zeradas nas urnas foi de 47,39% do total. O número de candidatas que concorreram foi de 34%.
Ou seja, um terço das candidaturas é de mulheres, mas a participação feminina nas candidaturas sem votos é de quase metade.
Por cor
O recorte por cor também mostra desproporcionalidade. 46,83% de todas as candidaturas são brancas, mas a proporção de brancos entre os candidatos sem votos é de apenas 30,88%. A maioria das candidaturas sem votos é de pessoas autodeclaradas pardas: foram 954, 52,33% de todas.
Mas a participação de pardos entre todos os candidatos é de apenas 40,3%. No recorte de pessoas negras (pretas + pardas), a participação nas candidaturas como um todo é de 51,62%, mas sobe para 65,99% entre os candidatos sem votos.
Por estado
Em termos absolutos, os estados com maior número de candidatos zerados foram
- Bahia: 289.
- São Paulo: 235
- Minas Gerais: 221
- Maranhão: 131
- Pará: 129
- Amazonas: 128
- Rio de Janeiro: 118
Por partido
Os partido com mais candidatos sem votos, em termos absolutos, foram:
- MDB: 130
- PSB: 113
- PRD: 110
- PT: 109
- AGIR: 102