O Eixo Monumental, em Brasília, vai ganhar uma faixa exclusiva para ônibus, táxis e transportes escolares até o fim deste ano. O anúncio foi feito pelo governo do Distrito Federal na sexta-feira (18). No entanto, a Secretaria de Mobilidade do DF (Semob-DF) não informou uma data exata.
O projeto foi desenvolvido pela pasta com o apoio do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Segundo o Executivo local, a medida vai “dar mais rapidez às linhas de ônibus que enfrentam problemas de redução de velocidade em horários de pico”.
Serão instalados corredores exclusivos nos dois lados do Eixo Monumental, ou seja, tanto na via S1 quanto na N1, que têm cerca de 7,5 quilômetros de extensão. As duas pistas têm seis faixas cada uma, sendo que a da esquerda já é destinada a ciclistas nos finais de semana e feriados.
“Nossa proposta é priorizar o transporte coletivo, atendendo aos estudos que definem as políticas de mobilidade urbana, tanto federal quanto distrital”, afirma o subsecretário de Infraestrutura e Planejamento da Secretaria de Transporte e Mobilidade, José Soares de Paiva.
Tempo de viagem reduzido
A previsão do governo é de que, com a faixa exclusiva, o tempo de viagem dos ônibus seja reduzido, como ocorreu após a implementação da medida na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A Semob afirma que as paradas de ônibus vão permanecer inalteradas.
Nas entradas para outras vias e para o Parque da Cidade, por exemplo, a linha de sinalização passará de contínua a pontilhada. O Detran será responsável por ajustes técnicos e vai fazer a sinalização horizontal e vertical.
135,2 km de faixas exclusivas
Ao todo, o Distrito Federal tem 135,2 quilômetros de extensão de faixas exclusivas. São elas:
- Estrada Parque Taguatinga (EPTG): 24 quilômetros
- Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia): 60 quilômetros
- Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB): 22 quilômetros
- W3 Sul e Norte: 26 quilômetros
- Estrada Setor Policial Militar (ESPM): 3,2 quilômetros