Desde o início da testagem em massa, no dia 21 de abril, foram aplicados 159.934 testes para Covid-19. Do total, 6.101 tiveram resultado positivo para a doença Foto:HUGO BARRETO/Reprodução
Os pontos de drive-thru que oferecem exame para detectar o novo coronavírus no Distrito Federal não atendem pedestres ou ciclistas.
O empresário Cássio Rosa, 34 anos, precisou pegar carona com um amigo para realizar o teste na tenda montada no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, na manhã desta segunda-feira (08/06).
Moradora da Asa Sul, Rosa disse que foi de bicicleta fazer o teste pré-agendado, mas recebeu orientação para chamar um carro por meio de aplicativo de transporte. A espera na fila era de mais de duas horas, segundo o empresário, o que elevaria o custo da corrida. “É muito segregador”, afirmou.
“Um rapaz que me atendeu e se identificou como coordenador da tenda, Luis Augusto, disse que não atendem ninguém a pé nem de bicicleta porque é recomendação da Secretaria de Saúde”, contou. “Até que ponto é interessante entrar, com suspeita de coronavírus, no carro de outra pessoa?”, questionou.
A universitária Ivana Rêses, 21 anos, decidiu pegar um metrô e terminar o caminho a pé, na terça-feira da semana passada (02/06), até o posto montado no ParkShopping, que foi desativado posteriormente. Ao chegar ao local, foi surpreendida.
“Eu marquei para fazer o teste, cheguei lá com comprovante do agendamento e me disseram que não estavam mais fazendo exames em pedestres. Falaram para eu pegar um Uber. Em nenhum lugar havia orientação para ir de carro”, destacou.
Até o momento em que recebeu o resultado negativo, Ivana ficou com medo de transmitir o novo vírus. “Tive que esperar um colega da minha mãe me levar de carro. O problema é que tive contato com uma pessoa que foi diagnosticada com a Covid-19”, afirmou.
O que diz a Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF confirmou que, nos casos do drive-thru, a testagem é específica para quem estiver de carro e é necessário fazer agendamento pelo site sistemas.df.gov.br/mteste/. Há 10 pontos espalhados pela capital do país.
A pasta disse que tem ofertado para a população os testes para a Covid-19 por meio de drive-thru e da testagem itinerante nas regiões mais vulneráveis.
“Na testagem itinerante, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não o tenha. Os paciente não precisam estar de carro. O cronograma é montado com o intuito de atender todas as regiões”, afirmou.
Segundo a Secretaria de Saúde, pacientes com sintomas de Covid-19 também podem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) para atendimento e testagem. “Se houver necessidade, o profissional de saúde irá direcionar o paciente para o atendimento médico especializado”, assinalou.
Desde o início da testagem em massa, no dia 21 de abril, foram aplicados 159.934 testes para Covid-19. Do total, 6.101 tiveram resultado positivo para a doença, de acordo com a pasta.
Fonte: Metrópoles