Fila de carros durante testagem em massa no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília — Foto: Humberto Sousa/TV Globo
O primeiro dia de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus no Distrito Federal teve filas de carros. A aplicação começou nesta terça-feira (21), em esquema de “drive-thru”, em oito pontos em Águas Claras e no Plano Piloto (veja abaixo os endereço).
As duas regiões são as que mais possuem casos de Covid-19, com 197 e 88, respectivamente, até a noite desta terça. Ao todo, 3.196 testes foram aplicados e 46 deram positivo para a doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 100 mil testes serão aplicados inicialmente, em pessoas que estejam com sintomas – como gripe e febre – há sete dias, no mínimo.
Fila de carros durante testagem em massa no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília — Foto: Humberto Sousa/TV Globo
No posto montado em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, uma fila de carros dava voltas no estacionamento. Na entrada do “drive-thru”, as pessoas passavam por medição de temperatura, através de uma câmera térmica.
Os profissionais de saúde usavam roupas de proteção e máscaras para fazer a coleta do material genético. Já as pessoas que foram fazer o teste ficavam dentro do carro, para evitar aglomeração no local. Por recomendação da secretaria, a população usava máscaras faciais e devia obedecer o número máximo de quatro pessoas dentro do veículo.
Em Águas Claras, as filas também eram grandes. Por volta de 15h20, os portões da Unieuro, um dos pontos de testagem na região, foram fechados. Somente as pessoas que estavam dentro da universidade receberam atendimento, de acordo com profissionais que estavam no local.
Questionada pela reportagem sobre o motivo da interrupção, a Secretaria de Saúde informou que cada posto de testagem tem uma capacidade de atendimento. Segundo a pasta, o tempo de cada teste é calculado e a interrupção ocorre para evitar que passe do horário de atendimento previsto.
Visita do governador
Governador Ibaneis Rocha, em entrevista no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha — Foto: Mateus Amorim/Agência Brasília
No início da tarde desta terça-feira, o governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve no Estádio Nacional Mané Garrincha. De acordo com ele, a etapa de testagem em massa tem o objetivo de garantir segurança à população.
“É para a gente tomar as decisões acertadas no momento da reabertura dos comércios, no dia 3. Nós vamos seguir no mês de maio a testagem em massa, exatamente para reabrir as outras áreas.”
Onde ocorrem os testes?
Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no seguintes pontos do Plano Piloto e de Águas Claras:
- Unieuro Águas Claras
- Uniplan Águas Claras
- Residência Oficial do Governador
- Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha
- Parque da Cidade (estacionamentos 4, 6, 11 e 13)
Os testes
Os testes aplicados no “drive-thru são exclusivamente para a Covid-19. As aplicações são feitas de duas formas:
- Teste sanguíneo: a partir da coleta de uma gota de sangue, é possível detectar a presença de anticorpos – são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus. Resultado sai em 30 minutos.
- Teste swab: coleta-se por meio de um cotonete gotículas da garganta e do nariz do paciente. O resultado sai em até 48h, liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
G1