A deputada distrital Doutora Jane lança a Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio, nesta terça-feira (13), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A sessão solene será no Plenário da Casa, a partir das 19h.
Somente nos primeiros 5 meses de 2023, o DF registrou 15 casos de feminicídio. No mesmo período do ano passado, foram cinco casos registrados. Em todo o ano de 2022, foram 17 registros no DF.
Diante dos dados alarmantes, o objetivo da frente é ampliar o debate e buscar soluções para mudar esse cenário.
O lançamento da frente tem presença confirmada da mãe de uma das vítimas de feminicídio no Distrito Federal e também participação on-line da senhora Maria da Penha, ativista do direito das mulheres, símbolo de luta por uma vida livre, escritora e presidente do Instituto Maria da Penha.
Ampliar o debate
A frente parlamentar tem como objetivo ampliar debates, apontar formas de auxiliar as mulheres que sofreram violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher, tanto na reinserção no mercado de trabalho quanto no contexto social.
A proposta da deputada Doutora Jane é envolver toda a sociedade no debate e defesa da mulher, além de buscar conscientizar os estudantes das redes públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio sobre a Lei Maria da Penha.
“Esse debate não é apenas de mulheres. O assunto precisa ser discutido por todos e as soluções pensado em conjunto com governo, deputados, entidades, ONGs e sociedade civil”, afirma a deputada.
Com assessoria*