Cálculos indicam que Donald Trump foi eleito o novo presidente dos EUA e retorna à Casa Branca quatro anos após ser derrotado por Biden
Caio Ayres Faraga/Metrópoles
Após quatro anos fora do cargo, Donald Trump voltará à Casa Branca para ser o 47º presidente dos Estados Unidos, indica projeção da Associated Press (AP). A definição aconteceu às 4h25 quarta-feira (6/11), horário de Brasília
O bilionário de 78 anos superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral.
Ao todo, Trump já emplacou 267 dos 270 delegados necessários.
Entre as principais propostas do republicano estão cortes de impostos para empresas, aumento de tarifas sobre produtos importados, o fortalecimento da segurança pública, fechamento de fronteiras, deportação de imigrantes ilegais e o combate à “ideologia” na educação do país.
Quem é Donald Trump?
Nascido em 1946 no Queens, Nova York, Trump se formou em economia pela Universidade da Pensilvânia em 1968.
Anos depois, passou a controlar a empresa de imóveis da família, onde iniciou sua carreira no mundo empresarial. Entre 1980 e 1990, Trump expandiu sua área de atuação, e começou a investir em cassinos, hotéis e resorts.
Em 2004, Trump virou uma figura midiática após estrelar o programa The Apprentice, que durou 14 temporadas e rendeu versóes mundo afora. No Brasil, O Aprendiz foi apresentado por Roberto Justus.
Apesar de ter flertado com a política em anos anteriores, a decisão de Trump em embarcar de vez nesse mundo aconteceu em 2015, quando o magnata anunciou sua candidatura à presidência dos EUA pelo Partido Republicano.
No pleito, Trump venceu a democrata Hillary Clinton e se tornou o 45º presidente do país.
Após ser derrotado nas eleições de 2020 por Joe Biden, o bilionário se envolveu em diversas polêmicas, como a invasão do Capitólio em janeiro de 2021 e tentativa de interferência eleitoral.
Em maio deste ano, Trump se tornou o primeiro ex-presidente do país a ser condenado criminalmente pela Justiça dos EUA no caso envolvendo suborno para a ex-atriz pornô Stormy Daniels.
Fonte: Metrópoles