Nesta segunda-feira (5/10), o Distrito Federal comemora a importante marca de exatos 61 dias sem registros de óbitos causados pela Covid-19 no sistema prisional. Ao todo, quatro presos morreram em decorrência da Covid-19 desde o começo da pandemia. Os dados são da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).
Ainda de acordo com o levantamento, atualmente, não constam policiais penais ou presos internados.
A última morte registrada entre presos, por complicações decorrentes do novo coronovírus, ocorreu no dia cinco de agosto. O reeducando estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) – considerado referência no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.
Desde o início da pandemia, a Seape tem adotado uma série de medidas para proteger servidores e a população carcerária. No DF, o trabalho de prevenção e enfrentamento à Covid-19 nas unidades prisionais é realizado de forma alinhada com a Secretaria de Saúde (SES), a Vara de Execuções Penais (VEP-DF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Situação do SPDF até as 16h do dia 5.10.2020: foram 2.227 casos positivos de COVID-19 no SPDF, sendo 402 policiais penais testados positivos, dos quais 396 policiais estão recuperados e 1.825 presos testados positivos, sendo 1.816 presos recuperados. Não constam policiais penais ou presos internados.