Parlamentares votaram emenda que permite o pagamento do benefício inclusive para os trabalhadores inscritos na Dívida Ativa do DF
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (19/5), a criação do auxílio emergencial de R$ 600 para motoristas de veículos destinados ao transporte coletivo na área de turismo.
Com 18 votos favoráveis, a Casa aprovou o Projeto de Lei 1.903, de 2021, de autoria da deputada distrital Júlia Lucy (Novo) em tramitação conjunta com o Projeto de Lei 1.908, de 2021, de autoria do Poder Executivo.
O benefício será de R$ 600, por três meses consecutivos. Segundo Júlia Lucy, a proposta é de interesse de toda comunidade. “Esse segmento é um dos mais prejudicados na pandemia considerando os decretos que proíbem a realização de eventos diversos aqui no DF. E essa categoria não tem para onde correr”, argumentou.
Urgência
O presidente da CLDF, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), planeja encaminhar os projetos para avaliação do governo na quinta (20). Auxílio depende da sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para ser liberado.
A Câmara aprovou a criação de auxílio semelhante para os motoristas do transporte escolar e aos taxistas. Por emenda, os parlamentares incluíram o setor de turismo.
Mas para evitar questionamentos legais por vício de iniciativa, o governador vetou e enviou nova proposta à CLDF.