Contação de histórias, teatro, lançamento de livro e exposição de games marcam a data. na capital. Veja dicas do g1 sobre como entreter as crianças, em Brasília, entre sexta (8) e terça-feira (12).
O feriadão de Nossa Senhora Aparecida tem programação especial no Distrito Federal, pelo Dia das Crianças. Entre sexta (8) e terça-feira (12), a agenda infantil traz apresentações de curtas, contação de histórias pela internet, teatro de graça, lanches temáticos e uma feira com brincadeiras e atividades lúdicas.
A agenda do g1 também traz feiras gratuitas de jogos, tanto eletrônicos, como tradicionais. Confira abaixo a lista do que fazer em Brasília durante o feriadão do Dia das Crianças:
- Apresentação teatral, exibição de curta e contação de histórias, pela internet e de graça, promovida pelo Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) Cultural;
- Espetáculos infantis gratuitos no Shopping Pátio Brasil e no Alameda Shopping;
- Lançamento de livro infantil e arrecadação de obras e brinquedos para doação a instituições da capital, no CasaPark;
- Exposição gratuita de jogos, no Taguatinga Shopping e no Conjunto Nacional;
- Atividades de arte e educação no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB);
- Dia de brincadeiras e interação no Cobogó Brincante, na 704/705 Norte, de graça.
Pela internet
As redes sociais da BDB Cultural tem programação especial para os pequenos. Na sexta-feira, a dica é assistir ao curta-metragem “Ratão”, de Santiago Dellape, nas plataformas digitais da Biblioteca Demonstrativa do Brasil. O filme narra a aventura de uma criança na Feira dos Importados, em Brasília.
No domingo (10), tem contação de história com a pedagoga Mariana Witczack, que interpreta a Tia Mari. São duas apresentações de narrativas infantis.
Na terça-feira (12), a atriz Caísa Tibúrcio estreia o espetáculo “Travessia”, também pelas redes sociais da BDB Cultural. A peça fala do medo do amadurecimento de crianças, com toques de comédia e de poesia.
Confira programação:
- 8 de outubro, às 21h: exibição do curta-metragem “Ratão”, de Santiago Dellape
- 10 de outubro, às 17h: contação de histórias por Mariana Witczak, a Tia Mari
- 12 de outubro, às 21h: apresentação teatral de Caísa Tibúrcio, com o espetáculo “Travessia”
- Como assistir: transmissão no Facebook e no YouTube da BDB Cultural
- Mais informações:www.bdbcultural.com.br
Teatro para os pequenos
Outra opção para as crianças são os espetáculos encenados no shopping Pátio Brasil, na Asa Sul, e no Alameda Shopping, em Taguatinga. É de graça.
No Pátio Brasil, as apresentações são aos sábados e domingos, às 16h. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso pelo aplicativo do shopping (disponível para celulares iOS e Android).
Confira a programação deste mês no Pátio Brasil:
- 9 e 10 de outubro: “Uma aventura no mar” (inspirada em “Moana”)
- 16 e 17 de outubro: “Scooby Doo”
- 23 e 24 de outubro: “A Meninas e o Ursinho” (inspirada em “Masha e O Urso”)
- 31 e 31 de outubro: “Família Addams”
No Alameda Shopping, neste domingo (10), o palco é da companhia Mundo Fantástico com a peça João e Maria. Segundo o grupo, o clássico infantil ganhou uma linguagem adaptada para dialogar com as crianças de hoje em dia.
“No espetáculo, os dois irmãos se perdem na floresta e percebem que estão sem sinal de celular e a partir daí tudo pode acontecer”, contam os atores.
João e Maria no Alameda Shopping
- Data: 10 de outubro (domingo)
- Local: Piso Avenida
- Horário: das 14h30 às 15h30
- Valor: de graça – entrada por ordem de chegada
Lançamento de livro e arrecadação de brinquedos
Entre 11h e 17h de sábado (9), o shopping CasaPark tem contação de histórias, música, oficinas criativas, brincadeiras e lançamento do livro “Cadê o abraço?”, do escritor Paulo Almeida. As atividades são gratuitas, porém a entrada é por ordem de chegada.
Parte do valor arrecadado com a venda dos livros será destinado a um projeto que atende uma creche, no Itapoã, e um abrigo, em Ceilândia. Brinquedos e livros também serão arrecadados no local, para doação.
Exposição de jogos
Até 14 de outubro, o Taguatinga Shopping promove um evento gratuito que oferece uma exposição de jogos de videogame. Os participantes podem conhecer diversos consoles de games eletrônicos.
O espaço funciona de 10h às 22h, de segunda a sábado, e de 14h às 20h, no domingo.
No Conjunto Nacional, o foco da programação são os brinquedos clássicos. A exposição interativa Brinquedoteka apresenta às novas gerações jogos que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990, em versões gigantes.
A entrada é gratuita, mediante retirada de convite virtual no aplicativo do shopping, disponível para iOS e Android. Os brinquedos gigantes também são apresentados em tamanho original.
A exposição traz ainda totens de jogos eletrônicos baseados em games clássicos. O evento vai até 24 de outubro, das 10h às 22h, de segunda à sábado, e das 14h às 20h, domingos e feriados.
Arte e educação no CCBB
No CCBB, a terça-feira tem duas atividades voltadas para o público infantil. Às 10h30, crianças a partir de 3 anos podem participar, junto dos pais, da confecção de um filioscópio: livreto com várias imagens sequenciais, que dá a ideia de movimento ao ser folheado.
São 24 vagas para a atividade. No entanto, os organizadores vão emitir apenas quatro ingressos, um por CPF.
O representante pode estar acompanhado de até cinco pessoas da mesma família, com a mesma entrada. O passe é gratuito e pode ser retirado pela internet.
Às 18h, os jardins do CCBB dão espaço a um “Sessão Miúda” de cinema a céu aberto. Na tela, curtas produzidos nos últimos meses.
O evento também é gratuito e indicado para crianças a partir dos 10 anos. A quantidade de público é indeterminada, sem necessidade de retirada do ingresso, já que a atividade é ao ar livre.
Distanciamento social e protocolos sanitários, como uso de máscara, são obrigatórios devido à pandemia de Covid-19.
Brincadeiras e interação
Na 704/705 Norte, o Cobogó Brincantepromove um evento gratuito, no sábado, entre 10h e 20h. Na programação, ao ar livre, tem brincadeiras educativas e lúdicas.
Além disso, uma feirinha reúne expositores locais e empreendedores mirins.
“A ideia é de que as crianças montem as próprias barracas para vender artesanato, guloseimas e ainda comercializar ou trocar brinquedos usados”, dizem os organizadores.
O evento também conta com os artistas Pedro Sangeon, criador do personagem Gurulino, e Ju Borgê, grafiteira com trabalhos por todo DF. Eles vão colorir o chão com brincadeiras como amarelinha, circuito, coelho sai da toca e labirinto, entre outras.
Com informações do G1/DF