Ideia era reativar cartões na própria catraca, mas procedimento não funcionou; governo culpa empresas. Posto do DFTrans teve filas durante todo o dia; aulas começam na segunda.
Alunos da Universidade de Brasília (UnB) que tentaram utilizar o cartão do Passe Livre Estudantil nesta quarta-feira (2) – data prevista para o benefício voltar a valer – se depararam com a mensagem de “cartão vencido”. Responsável pela gestão do sistema, o DFTrans diz que atualizou os cadastros, e que a “culpa” pela falha é das empresas de ônibus.
O órgão do governo diz que “todos [os estudantes] foram reconhecidos e seus respectivos cartões do Passe Livre Estudantil liberados”. O DFTrans diz que vai apurar o problema e multar as empresas que não tiverem atualizado os validadores.
Na terça, o DFTrans informou que, para retomar o uso do Passe Livre, os estudantes da UnB precisariam apenas passar o cartão duas vezes no validador do ônibus ou do Metrô – o mesmo procedimento usado pelos alunos de escolas públicas, no começo da semana.
Os alunos da universidade disseram que o procedimento não funcionou. O estudante de letras Maurício Justino diz que já enfrentou o mesmo tipo de problema em outros semestres.
“ Isso de revalidar direto no ônibus nunca funciona comigo, sempre preciso ir ao DFTrans.”
Quando o procedimento dá errado na catraca, o estudante precisa recorrer ao posto do DFTrans na Galeria dos Estados. Durante todo o dia, houve fila no local. Segundo um funcionário, 800 senhas foram distribuídas, mas o número não foi suficiente.
Fila e transtorno
No fim da tarde desta quarta, dezenas de pessoas ainda aguardavam atendimento na Galeria dos Estados. Mãe de um estudante da UnB, a militar Maria do Carmo fez duas viagens ao local mas, até as 17h30, ainda não tinha solução para o problema.
“Cheguei aqui às 9h30 e peguei a senha 387. Era esperar a fila, ou ir trabalhar. Como o atendimento ia até às 18h, fui e voltei agora. Espero que amanhã, meu filho já consiga passar o cartão pra ir para a UnB”, diz.
O atendimento no posto do DFTrans começa às 8h e vai até as 18h. A distribuição das senhas é feita por ordem de chegada.
Passe Livre
As aulas nos quatro campi só começam na próxima segunda (7), mas, segundo o DFTrans, a UnB pediu esses dias extras para que os estudantes façam o ajuste presencial das matrículas.
Ao todo, cerca de 195 mil estudantes usam o Passe Livre Estudantil em todo o DF. Se o cartão não liberar a roleta, mesmo após as duas aproximações, o estudante deve procurar um posto do DFTrans para verificar se há problema no cadastro.
Na segunda (31), os cartões voltaram a funcionar para todos os alunos da rede pública, e para os alunos das escolas particulares que retomaram as aulas, informaram o calendário acadêmico e enviaram a lista de matriculados ao DFTrans.