Inmet diz que a estimativa era de 247,4 milímetros; chuva atingiu 400,7. A partir de terça-feira, previsão aponta nebulosidade e possível chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 61% a mais de chuva do que o esperado para o mês de janeiro no Distrito Federal. De acordo com o meteorologista e membro do instituto Manuel Rangel, a estimativa era de 247,4 milímetros em 31 dias, mas a chuva atingiu 400,7 milímetros.
Rangel diz que o recorde já registrado no mês de janeiro no DF foi de 602 milímetros em 1979. Nesta segunda-feira (1º), não há previsão de chuva, e a temperatura deve ficar entrwe 19°C e 30°C, segundo o Inmet.
A partir de terça-feira (2), há possibilidade de chuva no final do dia. No final de semana, o tempo deve registrar sol entre nuvens e também pode chover.
Alagamentos
Diversas regiões da cidade registraram problemas em decorrência das chuvas ao longo de janeiro, deixando alguns moradores desabrigados. Tesourinhas e passagens subterrâneas das asas Sul e Norte, por exemplo, ficaram tampadas. Em Brazlândia, agentes da Defesa Civil precisaram interditar parcialmente uma via por causa do acúmulo de água e do desabamento de uma barreira, próximo a quadra 12 do Setor Tradicional.
A chuva também afetou comemoração de dez anos do Suvaco da Asa, um dos blocos mais tradicionais do DF. O gramado ficou inundado e a água barrenta atingia o calcanhar dos foliões, que não desanimaram e continuaram a folia nas tendas e embaixo d’água.
No dia 20 de janeiro, um córrego transbordou e a água invadiu 60 casas da Vila Cauhy, impedindo 300 pessoas de permanecerem nos imóveis. Não houve feridos. A Vila Cauhy fica ao lado do Núcleo Bandeirante, às margens do Córrego Riacho Fundo, que transbordou. Não houve registro de feridos e de acordo com a Defesa Civil, todos os atingidos estavam recebendo assistência médica e alimentar.