Segundo a Secretaria de Saúde do DF, as vacinas serão destinadas para a aplicação da primeira dose no grupo de pessoas com comorbidades
O Distrito Federal receberá, na tarde desta quinta-feira (6/5), mais 50.300 doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, do total recebido, ainda será retirado 10% para reserva técnica. O restante será todo utilizado para a aplicação da primeira dose no grupo de pessoas com comorbidades.
Conforme a Latam, companhia aérea que entregará as doses pelo país, o voo com os imunizantes para o DF saiu de Guarulhos às 11h40 e deve desembargar em Brasília às 13h25.
Além dessa remessa, o DF também receberá 14.040 doses da vacina da Pfizer, conforme o Ministério da Saúde. A expectativa é que os imunizantes cheguem nesta sexta-feira (6/5). De acordo com a Secretaria de Saúde, porém, “o Ministério ainda não informou quando enviará a nova remessa da Pfizer”.
Agendamento
O Distrito Federal continua, nesta quinta, o agendamento da vacina para as pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos. No primeiro dia, 29 mil integrantes do público-alvo garantiram o acesso ao imunizante. Podem agendar pessoas já cadastradas no site vacina.saude.df.gov.br. Nesta primeira etapa, 60 mil doses estão reservadas para marcação.
Desde que o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o cadastramento para vacinação do grupo com comorbidades, na última sexta-feira (30/4), 115 mil pessoas se registraram no sistema. No entanto, a população está encontrando dificuldade. Nesta quarta, gestantes com comorbidades informaram ao Metrópoles os percalços. Além disso, o site apresentou falhas nessas terça (4/5) e quarta-feira (5/5).
Em relação ao grupo de pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, a SES espera fazer a imunização nas seguintes datas:
- 7 e 8 de maio: pessoas com 59 anos com comorbidades;
- 10 e 11 de maio: pessoas com 58 anos com comorbidades;
- 12 e 13 de maio: pessoas com 57 anos com comorbidades;
- 14 e 15 de maio: pessoas com 56 anos com comorbidades;
- 16 e 17 de maio: pessoas com 55 anos com comorbidades;
Veja quais são as comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19: