DF Legal retira do carnaval 1200 bebidas proibidas e espetinhos ilegais - foto: DF Legal/Divulgação
Com folia do Carnaval em plena atividade, a Secretaria DF Legal apreendeu 1.200 bebidas proibidas e espetinhos ilegais nos bailes e blocos de rua do Distrito Federal, até o fim de segunda-feira (24/02/2020). Pelas contas do órgão de fiscalização, a apreensão de produtos irregulares e nocivos aos foliões é recorde, na comparação com eventos passados.
Segundo a DF Legal, na festança de 2019 foram apreendidas 834 bebidas e alimentos ilegais. Em 2018, o balanço chegou a 536 itens. As ações de fiscalização retiraram da folia destilados, garrafas de vidro e espetinhos. A multa para ambulantes vendendo esses tipos de produtos pode chegar a R$ 3.628. No caso de eventos, as penas podem ser de interdição e cobrança até R$ 102 mil.
Os produtos colocam a vida dos foliões em risco porque os itens podem ser usados como armas perfurocortantes. Em relação às bebidas, a ingestão também oferece perigo. Muitas estão na “moda” entre os jovens. Além de ser proibida a venda de destilados no carnaval do DF, elas ameaçam a saúde dos consumidores. As pessoas ficam bêbadas muito rápido.
Participaram das operações 62 auditores de atividades econômicas e 10 supervisores. A DF Legal flagrou outras irregularidades. Responsáveis por alguns blocos, por exemplo, não estavam permitindo que ambulantes autorizados entrassem para vender os produtos. A situação foi resolvida.
Segundo a DF Legal, alguns blocos não conseguiram licença. Por isso, foram proibidos de sair nas ruas.
Veja as operações da DF Legal:
As operações de fiscalizações contam com 62 auditores e 10 supervisores. A venda de produtos ilegais pode acabar em multas e interdição de eventos. Foto: Divulgação/Df legal
Segundo o órgão, a apreensão em 2020 é recorde em comparação aos carnavais passados. Foto: Divulgação/DF Legal.