Técnicos do GDF confirmaram vacinação do público a partir de 80 anos com a 4ª dose na capital federal assim que imunizantes forem recebidos
O Governo do Distrito Federal confirmou a aplicação da 4ª dose de vacina contra Covid-19 em idosos a partir de 80 anos. A imunização vai começar assim que as vacinas forem enviadas pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde do DF aguarda o cronograma do governo federal para a remessa dos imunizantes.
O que se sabe sobre a aplicação da 4ª dose da vacina no Brasil
O Ministério da Saúde recomendou, na quarta-feira (23/3), a distribuição de mais uma dose de reforço para pessoas a partir de 80 anos. A previsão do governo é de que 4,5 milhões de cidadãos em todo o país recebam a vacina adicional.
Antes da liberação da 4ª dose para o público, o Ministério da Saúde havia autorizado a segunda dose de reforço apenas para o público imunocomprometido acima de 18 anos.
Segundo a pasta federal, a decisão foi tomada considerando a “tendência de redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo”.
A aplicação da 4ª dose deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço. Será administrada, de forma prioritária, a fórmula da Pfizer. As vacinas da Janssen e a AstraZeneca também podem ser utilizadas, independentemente do imunizante anterior.