sexta-feira, 21/02/25
HomeDistrito FederalDF e GO entram em acordo para subsidiar tarifas de ônibus do...

DF e GO entram em acordo para subsidiar tarifas de ônibus do Entorno

Governadores se reuniram e, agora, tentam barrar na ANTT aumento das passagens, por meio de financiamento do transporte coletivo do Entorno

Hugo Barreto/Metrópoles

 

O aumento das tarifas de transporte entre o Entorno do Distrito Federal e a capital do país foram tema de uma reunião nesta quinta-feira (20/2), com a presença dos governadores Ibaneis Rocha (MDB) e Daniel Vilela (MDB) – em exercício pelo estado de Goiás –, bem como da secretária do Executivo goiano Caroline Fleury.

No encontro, os participantes concordaram que tanto o DF quanto GO vão subsidiar com recursos próprios os valores cobrados, para evitar que o reajuste seja repassado à população. Assim, ficou acordado que os entes federativos vão financiar cerca de R$ 67 milhões por ano, na tentativa de reduzir o valor médio da passagem para R$ 8.

Ibaneis Rocha afirmou que, desde 2023, o grupo tenta firmar um convênio das unidades da Federação com o governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para “resolver definitivamente o problema das tarifas do Entorno”.

Além disso, Daniel Vilela lembrou que os moradores dos municípios vizinhos ao DF pagam uma das maiores tarifas de transporte coletivo do Brasil, no deslocamento entre as respectivas cidades e a capital federal. A proposta, segundo o governador de Goiás em exercício, é construir um “consórcio interfederativo para reduzir a tarifa, garantir novos investimentos, renovar a frota, construir novas plataformas e reformar terminais” de ônibus.

A proposta de subsídio, porém, ainda depende da negociação com a ANTT. Uma reunião na agência estava marcada para a manhã desta quinta-feira (20/2) e não tinha sido concluída até a mais recente atualização desta reportagem. O reajuste nas passagens começa a valer a partir de domingo (23/2); por isso, o grupo tenta acelerar as tratativas.

Após a reunião, os governos do DF e de Goiás esperam que a ANTT suspenda o aumento até que o consórcio interfederativo seja formalizado. Para a secretária do Entorno de Goiás, o acordo definido nesta manhã representa um avanço nos debates sobre o assunto.

“O governador Ibaneis Rocha aprovou a proposta apresentada pelo estado de Goiás, e o governador em exercício Daniel Vilela tem atuado junto ao governo federal. Agora, a reunião técnica definirá a modelagem do subsídio, para garantir que Goiás e o Distrito Federal arquem com os custos, enquanto a União invista na infraestrutura necessária para melhorar o transporte público”, concluiu Caroline Fleury.

Com o Metrópoles 

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM