O Distrito Federal completa, nesta quarta-feira (16/9), 114 dias, oficialmente, sem chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em 2019, o maior tempo sem registros de precipitações foi de 113 dias, o que significa que a capital bateu o recorde de estiagem do ano passado.
Em função da baixa umidade, o Inmet e a Defesa Civil emitiram alerta laranja para risco potencial causado pela seca. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, a umidade relativa do ar pode cair a 15% nesta quarta. A temperatura mínima foi de 12 ºC, pela manhã, mas pode chegar a 31º no decorrer do dia.
“E para o final de semana a tendencia é até aumentar essa temperatura e baixar a umidade”, acrescenta.
De acordo com ele, há possibilidade de chover entre domingo (20/9) e segunda-feira (21/9). Contudo, as primeiras precipitações serão fracas e não deverão ser suficientes para aliviar a seca. “Estamos com essa previsão de chuva para depois do dia 20, mas também é só uma possibilidade”, aponta Mamedes.
Recomendações
Enquanto o calor e a baixa umidade não dão trégua ao brasiliense, alguns cuidados são essenciais. As principais recomendações da Defesa Civil durante a época de seca são evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.