Encomenda da Latam é uma das raras feitas nos últimos anos por uma companhia no Brasil à fabricante brasileira

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, celebrou em evento na capital paulista nesta segunda-feira (22) o acordo da Latam Airlines com a Embraer para a compra de até 74 aeronaves E195-E2.
Na sua avaliação, isso vai criar novos destinos e ampliar rotas na América do Sul.
“Nos Estados Unidos, de 100% da aviação, 50% é operada com aviões da Boeing; na França, 48% com Airbus; e no Brasil, apenas 12% com a Embraer. Então criamos o Fnac. A Latam anunciou a compra de até 74 novos aviões e vai fortalecer a aviação brasileira, criando novos destinos, ampliando nossa rota com a América do Sul”, disse.
De acordo com Silvio Costa Filho, um dos mecanismos que possibilitou esta encomenda foi o fortalecimento do Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil do Brasil), voltado a financiar operações no setor aéreo.
Com o Fundo, o ministro acredita que as demais grandes companhias aéreas do país, Gol e Azul,também poderão fortalecer suas operações em breve. “Isso deve acontecer também com a Gol e a Azul, que possivelmente agora em outubro sair do chapter 11, da recuperação judicial”, afirmou.
A encomenda anunciada pela Latam é um dos raros acertados pela fabricante brasileira durante os últimos anos a envolver uma companhia aérea no Brasil e acontece em meio à crise crônica de atrasos na entrega de aeronaves pelas fabricantes maiores Boeing e Airbus.
O pedido inclui 24 entregas firmes e 50 opções de compra. As entregas das 24 aeronaves começarão no segundo semestre de 2026, inicialmente para a Latam Airlines Brasil e, posteriormente, com o potencial de incluir outras afiliadas do grupo.
Com CNN BRASIL