Com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos usuários, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) retomou o serviço presencial de protocolo, mediante agendamento, em quatro unidades: na sede, em Taguatinga, no antigo prédio da Vadel e no Gama. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A prestação do serviço em sistema drive-thru continuará, mas será transferido para o posto do Shopping Popular a partir desta segunda-feira (5).
O agendamento para o serviço de protocolo deve ser feito pelo Portal de Serviços (navegue aqui) ou pelo aplicativo Detran Digital. “O cidadão poderá ser atendido mais perto de sua casa, com toda a comodidade de comparecer no horário marcado, sem filas e aglomerações, garantindo mais segurança contra os riscos de contágio pelo novo coronavírus”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
O sistema drive-thru será mantido como uma ferramenta acessória ao atendimento convencional, lembra o diretor-geral. “Ainda que instalado de forma rudimentar, no estacionamento do Detran Sede e na Vadel, a prestação do serviço de protocolo em sistema drive-thru teve uma excelente aceitação da população. Por isso vamos transferi-lo para um lugar mais amplo e coberto, a fim de proporcionar mais conforto aos usuários durante o período chuvoso”, ressalta Zélio.
O cidadão também pode utilizar os serviços de protocolo sem sair de casa, pois também está mantido o atendimento por e-mail – em funcionamento desde 13 de maio – mediante envio de requerimento específico devidamente assinado e digitalizado, juntamente com toda a documentação exigida para o endereço eletrônico nudoc@detran.df.gov.br.
Os pedidos de defesa prévia, recurso contra notificação de trânsito, identificação de condutor infrator e comunicado de venda não são aceitos por e-mail. Entretanto, há a opção de fazer o envio desses tipos de requerimento pelos Correios, no seguinte endereço: SAM Lote A Bloco B – Edifício Sede do Detran/DF – CEP 70.620-000.
* Com informações do Detran-DF