A fiscalização detectou 22 motoristas inabilitados, 20 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, 25 veículos com escapamentos irregulares e 132 outras infrações diversas
A Operação Boas Festas do Detran-DF segue até 1° de janeiro de 2023 | Foto: Divulgação/Detran
Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou a fiscalização em diversas regiões do DF, como Ceilândia, Gama, Guará, Lago Norte, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas e Taguatinga . Durante as operações, que contaram com alguns benefícios do apoio da Polícia Militar do DF (PMDF), os agentes abordaram 650 condutores e realizaram 560 testes de etilômetro.
O resultado das ações foi preocupante: 88 motoristas foram autuados por dirigirem sob influência de álcool, sendo que um deles foi levado à delegacia por apresentar índice de álcool considerado crime. Além disso, as equipes flagraram 22 motoristas inabilitados, 20 com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias, 25 veículos com escapamentos irregulares e 132 outras infrações diversas. Ao todo, 55 veículos foram recolhidos ao depósito.
Operação Rescaldo no Gama
Na madrugada de domingo (24), a operação Rescaldo, realizada no Gama, registrou o maior número de autuações por embriaguez: 38 condutores. Segundo a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, a operação tem como objetivo estratégico fortalecer as ações no período noturno, retirando a circulação de motoristas alcoolizados e contribuindo para a redução de acidentes de trânsito.
Penalidades severas
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, sujeito a multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Em caso de reincidência no período de 12 meses, uma multa dobra para R$ 5.869,40. Quando a concentração de álcool no ar alveolar é igual ou superior a 0,3 miligrama por litro, o condutor comete crime, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão ou disposições de obtenção de habilitação.
As ações do Detran-DF reforçam o compromisso com a segurança no trânsito, alertando os motoristas para os riscos e as consequências legais de combinação de álcool e direção.