O objetivo é capacitar servidores do GDF para exercer a função em exames teórico−técnicos e prática de direção veicular
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, nesta terça-feira (11/5), o segundo curso de formação de examinador de trânsito em 2021. O processo seletivo, que ocorrerá do dia 31 de maio ao dia 16 de junho, será regido pelo edital Nº 2/2021 e executado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) e pelo Núcleo de Formação e Cursos (Nufor) do Detran-DF.
O objetivo é capacitar servidores do GDF para exercer a função de examinador de trânsito, na Banca Examinadora de Trânsito (BET do Detran−DF), a fim de que possam realizar o processo de formação de condutor de veículo automotor e elétrico através de exames teórico−técnicos, prática de direção veicular e atividades de instrução teórico−técnica em cursos.
O curso formação de examinador de trânsito se fundamenta no disposto na Lei Federal no 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), na resolução do Contran Nº 789/2020 e em suas atualizações e, para realizá-lo, é um pré-requisito já ter concluído o curso de instrutor.
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 17 de maio até às 23h59 do dia 18 de maio de 2021, exclusivamente pelo link. (clique aqui)
Serão disponibilizadas 17 vagas, que serão preenchidas na ordem cronológica da pré-inscrição, obedecendo ao critério de proporção prevista na Lei Distrital nº 4.687/2011, sendo 60% para os servidores do Detran-DF (efetivos, requisitados, cedidos ou comissionados com vínculo) e as 40% restantes para os demais servidores do GDF.
É obrigatório e imprescindível constar o número da matrícula do servidor no ato da inscrição, para efetivar a matrícula dentro da proporcionalidade.
Carga horária
A carga horária do curso será de 28 horas/aula, que tem como disciplinas: Fundamentos do Processo de Avaliação (FPA), com 12 horas/aula; Aspectos Psicológicos do Processo de Avaliação (Appa), com 4 horas/aula; e Papel do Examinador no Processo de Habilitação (PEPH), com 12 horas/aula, das quais quatro horas serão teóricas e oito horas serão práticas.
O resultado será divulgado no último dia da formação, ocasião em que também ocorrerá a entrega dos certificados.
O curso não será gratuito, portanto, haverá um custo a ser cobrado por candidato, conforme a tabela de preços constante no site do Detran-DF: Tabela de preços 2021.