O pedido está em revisão e, se aprovado, concederia ao departamento de Musk acesso aos sistemas, às propriedades e aos bancos de dados

O Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), liderado pelo bilionário Elon Musk, busca acesso ao Serviço de Receita Interna (IRS, na sigla em inglês), que armazena informações financeiras detalhadas de todos os contribuintes, empresas e organizações sem fins lucrativos dos Estados Unidos. A iniciativa levanta preocupações sobre privacidade, segurança e possíveis excessos do governo.
Segundo o jornal The Washington Post, o departamento de Musk está solicitando acesso a um sistema confidencial do IRS que armazena registros financeiros pessoais de milhões de norte-americanos.
O pedido está em revisão e, se aprovado, concederia aos funcionários da Doge acesso amplo aos sistemas, propriedades e bancos de dados da agência tributária. Entre os acessos solicitados está um sistema que permitiria aos funcionários da Doge consultarem contas do IRS.
Um funcionário do governo do presidente Donald Trump afirmou que a equipe do departamento de Musk precisa de acesso ao sistema: “Desperdício, fraude e abuso, que estão profundamente enraizados em nosso sistema quebrado há muito tempo. É preciso acesso direto ao sistema para identificá-lo e consertá-lo”.