Foto: Reprodução
O delegado de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Jeferson Lisbôa Gimenes (foto em destaque) vai assumir o comando da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Gimenes atuava no DF como diretor do Departamento de Polícia Circunscricional da PCDF. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (Dou) nessa segunda-feira (25/05) e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, coronel Walter Souza Braga Netto.
O cargo estava vago desde 15 de maio, quando Rosalvo Ferreira Franco deixou a titularidade da Seopi.
Confira a nomeação de Jeferson Lisbôa:
Conhecido como bom gestor, o delegado tem extensa especialização na aérea de investigação contra crimes financeiros, lavagem de dinheiro e organizações criminosas. Eles estudou em países como a França, no qual frequentou a Ècole Nationale d’Administratio, a mesma por onde passaram presidentes e primeiros ministros de vários países, entre eles o francês Emmanuel Macron.
Entre outras atribuições, compete à Secretaria de Operações Integradas o assessoramento do ministro da Justiça nas atividades de inteligência e operações policiais, com foco na integração com os órgãos de segurança pública federais, estaduais, municipais e distrital, bem como promover a modernização dos sistemas nacionais de inteligência. A coordenação do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional também é de responsabilidade da Siopi.
Combate ao crime
Jeferson Lisboa exerce atividade policial há 29 anos. Desses, 20 foram como delegado de polícia. Outros nove como investigador do Estado de São Paulo. Ele já esteve à frente da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), apurando organizações criminosas, crimes de lavagem de dinheiro, empresas fantasmas e suborno, entre outros crimes.
O policial possui graduação pela Faculdade de Direito de Sorocaba, especialização em Metodologia Avançada no Ensino Superior pela Universidade Paulista e especialização em Gestão Policial Judiciária pela Faculdade Fortium.
A nomeação de Lisbôa em cargo de destaque no Ministério da Justiça é um ponto de convergência significativo entre o governo local e a administração federal. Nas últimas semanas, o governador Ibaneis Rocha e o presidente Jair Bolsonaro têm se aproximado. Entre os pontos de interesse em comum, Bolsonaro quis conhecer mais de perto o trabalho do governador no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Até agora, o DF tem apresentado índices mais controlados sobre o avanço da doença. Por parte da administração local, as forças de segurança aguardam o sinal verde da União para o reajuste das corporações.
Fonte: Metrópoles