Intitulado como Defensoria nas Escolas, o projeto chega à região nesta quinta (6) e sexta-feira (7), oferecendo serviços da instituição

A Escola Classe 22 do Gama receberá a 12ª edição do projeto Defensoria nas Escolas, nesta quinta (6/11) e sexta-feira (7/11). A iniciativa é uma parceria entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e Secretaria de Educação (SEE-DF) que busca aproximar a instituição jurídica da comunidade local.
Na ocasião, uma unidade Móvel de Atendimento Itinerante irá comparecer ao local, das 9h às 16h, trazendo serviços jurídicos gratuitos, orientações e atividade de educação em direitos diretamente no ambiente escolar.
Ela também disponibilizará o atendimento para as seguintes demandas:
- Pensão alimentícia;
- Guarda parental;
- Divórcio;
- Reconhecimento voluntário de paternidade com exame de DNA;
- Direito do consumidor;
- Questões de moradia;
- Dentro outros atendimentos.
Além disso a Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur) realizará conversas com estudantes, pais e professores, abordando temas como: prevenção à violência, diretos da criança e do adolescente, cidadania, uso consciente das redes sociais e resolução pacífica de conflitos.
Sobre o projeto
Lançado em abril de 2024, o projeto Defensoria nas Escolas visa proporcionar a ressignificação do acesso à Justiça, além de promover a educação em direitos a estudantes e comunidades do Distrito Federal.
A iniciativa já alcançou aproximadamente 20 mil estudantes e familiares, diretores e gestores de rede, com seus atendimentos que, na maioria das vezes, são feitos à famílias que não possuem condições de buscar auxílio jurídico por conta própria.
A ação já passou por dez regiões do DF, sendo elas: Plano Piloto, Riacho Fundo, Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, São Sebastião, Samambaia, Recanto das Emas, Paranoá e Santa Maria.
É esperado que até o fim deste ano, todas as regiões administrativas restantes ainda sejam atendidas.


