A ex-deputada federal Cristiane Brasil voltou a tripudiar sobre a prisão do pai, Roberto Jefferson, ao prometer “colocar o PTB de volta na rota política, com mais poder e menos cadeia”. Ela pretende assumir a direção nacional do partido mesmo tendo sido expulsa da legenda pelo comando partidário.
Em nota publicada no blog de Esmael Morais, amigo do blogueiro Oswaldo Eustáquio, não desmentida por Cristiane, ela diz que a mudança na direção partidária deve ocorrer pelo fato de Jefferson estar preso por ordem de Alexandre Moraes e ter colocado uma “filha de criação”, Graciela Nienov, na Presidência do partido. Usa o termo “criação” de forma pejorativa.
Interessante é que Cristiane Brasil foi presa no dia 11 de setembro de 2020, pelo Justiça do Rio de Janeiro, por supostos desvios em contratos de assistência social celebrados pela prefeitura e governo cariocas.
O esquema investigado envolve o desvio de recursos da Fundação Leão XIII, que presta serviços à pessoas pobres no estado do Rio.
Cristiane Brasil e Pedro Fernandes, ex-secretário de Educação do governo do Rio, foram pelo Tribunal de Justiça soltos e cumprem algumas medidas cautelares, como comparecimento mensal em juízo, proibição de acesso às empresas investigadas e de manterem contato entre si. Não podem, ainda, manter contato com qualquer funcionário da Fundação Leão XIII.