A capital espera nova remessa do Ministério da Saúde para retomar plenamente a imunização dos adolescentes
Desde o início da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com mais de 12 anos, o Distrito Federal atingiu a marca de 56% de moradores com o ciclo completo de imunização, seja com duas doses ou a dose única. No total, 1,4 milhão de homens, mulheres e adolescentes estão protegidos contra o novo coronavírus.
Os dados são da Secretaria de Saúde e levam em conta aquelas imunizadas até às 19h de sexta-feira (15/10). Até o momento, a faixa etária que menos se vacinou foi a entre 30 e 39 anos, onde 75% das pessoas receberam a primeira dose. Em todas as outras idades, esse percentual ultrapassou 80%.
A imunização na capital começou em 19 de janeiro, mas a população em geral foi chamada para se proteger contra o coronavírus em 1º de fevereiro, começando pelos maiores de 80 anos. Em 28 de setembro, começaram a se vacinar jovens com mais de 12 anos. Assim, todo o público imunizável pode se proteger no DF.
A capital também aplica a dose de reforço em pessoas idosas e profissionais de saúde. Pessoas com mais de 60 anos podem receber a terceira dose 6 meses depois de completarem o ciclo vacinal. Podem buscar a dose adicional os profissionais da linha de frente que completaram o ciclo vacinal da Covid-19 até o dia 15 de abril.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que cerca de 6 mil profissionais sejam contemplados. Para receber a aplicação extra, é necessário apresentar crachá, contracheque ou alguma identificação que comprove vínculo profissional de atuação em hospitais, postos de saúde ou outro local previsto.
Adolescentes
Apesar da imunização dos adolescentes acontecer desde setembro em Brasília, em 6 de outubro o Governo do Distrito Federal (GDF) chegou a suspender a aplicação nas pessoas menores de idade. Na última quarta-feira (13/10), a Secretaria de Saúde conseguiu retomar parcialmente a imunização desta faixa etária, após remanejamento de doses.
Segundo o subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Divino Valério, a pasta fez a recontagem dos estoques na Região Norte (Planaltina e Sobradinho), descobrindo aproximadamente 1,5 mil doses do imunizante autorizado para aplicação nos menores de 18 anos.
O DF espera nova remessa do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (18/10) para retomar completamente a imunização para pessoas com idades entre 12 e 17 anos. Conforme explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, em coletiva de imprensa, as doses foram prometidas pela pasta federal e devem ser o suficiente para conseguir iniciar o ciclo vacinal em todos os adolescentes da capital.
Ritmo
O DF acompanhou o ritmo de vacinação imposto pelo MS. A campanha de vacinação nacional começou em 17 de janeiro, com a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Atualmente, o país aplica quatro vacinas: a Coronavac, produzida pelo Butantan; a AstraZeneca desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz) em parceria com a Universidade de Oxford; o imunizante vendido pela farmacêuticas Pfizer e Biontech; e as doses da Janssen. (Metrópoles)