Fiscalização flagrou aglomeração, falta do uso de máscara e do distanciamento social. Ação ocorreu na noite desta sexta-feira (15), em Taguatinga.
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal autuou e interditou, nesta sexta-feira (15), bares de Taguatinga que descumpriram medidas de enfrentamento à Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, os fiscais receberam denúncias anônimas e foram aos estabelecimentos.
Ao todo, a fiscalização interditou dois bares e autuou outros seis. Em um dos estabelecimentos, segundo a pasta, o proprietário, na tentativa de esconder a irregularidade, trancou a porta da frente, enquanto os clientes permaneciam no local.
De acordo com a secretaria, os frequentadores do local consumiam bebidas alcoólicas e narguilés. Entretanto, o espaço não tinha ventilação e o distanciamento social e o uso de máscara de proteção facial era desrespeitado. A Polícia Militar precisou ser acionada para evacuar o local .
A Vigilância Sanitária informou que, devido ao aumento de casos do novo coronavírus na capital, as ações de fiscalização foram intensificadas, principalmente durante à noite, “quando ocorrem os maiores descumprimentos das normas”.
O órgão disse que as principais irregularidades encontradas são: aglomeração, circulação de pessoas sem máscara, falta do distanciamento entre pessoas e mesas, além da ausência de ventilação e higiene.
Fiscalização
A Secretaria de Saúde afirmou que, desde a reabertura de bares e restaurantes no DF, em 15 de julho de 2020, até dezembro do mesmo ano, mais de 5 mil estabelecimentos do segmento foram vistoriados. No total, os fiscais autuaram 300 locais e interditaram outros 50, devido a falta do cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19.
A fiscalização desses pontos é feita pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria DF Legal. A pasta reforçou que, além de bares e restaurantes, igrejas e shoppings “passam constantemente por vistorias sobre o cumprimento das regras”.
Covid-19 no DF
O Distrito Federal confirmou mais seis mortes e 828 novos casos da Covid-19 neste sábado (16). O total de óbitos na capital chega a 4.412, e os infectados somam 263.756, segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF).
O número de mortes notificadas nas últimas 24 horas é o mesmo desta sexta-feira (15), quando seis óbitos foram confirmados. Porém, o registro de novos casos teve aumento de 17% na mesma comparação. No boletim anterior, houve 706 novos infectados.
A SES-DF considera que 251.876 pessoas estão recuperadas na capital, o que representa 95,5% do total de diagnosticados.
G1 DF