Fase inicial contempla profissionais na linha de frente do combate à pandemia, além de indígenas, idosos, deficientes e cuidadores em instituições de acolhimento. Campanha iniciou nesta terça-feira (19).
O Distrito Federal tem, pelo menos, 2.063 pessoas vacinadas contra o novo coronavírus. Os dados são da Secretaria de Saúde, referentes ao primeiro dia da campanha de imunização contra a Covid-19, que começou nesta terça-feira (19), em 11 hospitais da capital.
Nessa primeira etapa, serão vacinados profissionais da saúde que trabalham no atendimento de pacientes diagnosticados com a doença, idososcom mais de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento, além dos cuidadores deles.
Além disso, os indígenas também serão imunizados na primeira fase da campanha. Equipes volantes da pasta devem começar a vacinar esse público ainda nesta quarta-feira.
Os dados, entretanto, são parciais e foram contabilizados até as 19h de terça. A pasta informou que algumas unidades receberam doses durante à tarde ou continuaram a vacinação à noite.
Veja os dados por região:
- Central
Hospitais: Regional da Asa Norte, Materno Infantil, Apoio e equipes volante
Vacinados: 200 - Centro-Sul
Hospitais: Regional do Guará e equipes volante
Vacinados: 452 - Norte
Hospitais: regionais de Planaltina e Sobradinho
Vacinados: 375 - Oeste
Hospitais: regionais de Brazlândia e Ceilândia, e equipes volante
Vacinados: 474 - Sudoeste
Hospital: Regional de Samambaia
Vacinados: 173 - Sul
Hospitais: regionais do Gama e de Santa Maria
Vacinados: 301 - Leste
Hospitais: Região Leste
Vacinados: 88
Abastecimento
De acordo com a Secretaria de Saúde, 15 hospitais do Distrito Federal já receberam as doses da Rede de Frio e 13 unidades iniciaram a imunização. “No entanto, a logística de distribuição nas regiões é de acordo com o número de unidades de cada região, por isso, é realizada conforme sua realidade e quantitativo de doses entregues”, explicou a secretaria.
Nesta quarta-feira (20), os hospitais de Base e Universitário de Brasília (HUB) devem iniciar a campanha de vacinação. Eles são as duas únicas unidades de saúde da capital que ainda não deram início aos procedimentos.
No total, o DF recebeu 106.160 doses da vacina contra a Covid-19. A meta é imuniza 53.080 pessoas do público-alvo.
“A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure as unidades de vacinação, porque neste momento será vacinado somente o público-alvo da primeira fase”, reforçou a pasta.
Vacinação no DF
Ao todo, a Secretaria de Saúde estima vacinar 604,8 mil pessoas nas primeiras fases da imunização no DF. De acordo com o plano, primeiro, serão vacinados os grupos:
1ª etapa
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com mais de 60 anos ou idosos que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas).
- Indígenas
2ª etapa
- Pessoas de 60 a 74 anos.
3ª etapa
- Pessoas com comorbidades.
4ª etapa
- Agentes de segurança e professores.
G1 DF