Previsão é que imunização desses públicos tenha início após chegada de 85 mil doses. Além dos educadores, outros trabalhadores de escolas receberão vacinas.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (17), que vai começar nos próximos dias a vacinação contra Covid-19 para trabalhadores de educação e pessoas com comorbidades de 30 a 49 anos. Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, a previsão é que a imunização seja iniciada na quinta (20), mas a data pode ser antecipada.
A imunização desses públicos vai ser feita com a chegada de mais 85.290 doses à capital. O material será enviado pelo Ministério da Saúde a partir desta terça-feira (18) (saiba mais abaixo).
“Com as 80 mil doses que estão chegando, serão vacinados o público de 30 a 49 anos com comorbidades, mais os professores e trabalhadores das creches do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis.
Em coletiva de imprensa na tarde desta segunda, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que a decisão de priorizar profissionais da educação que atuam em creches é para que “pais que estão com dificuldade sobre onde deixar as crianças pudessem ter novamente essa opção [de levar às escolas] para voltar ao trabalho”.
Agendamento
Para professores, não será necessário o agendamento para vacinação. Segundo o GDF, o atendimento será feito com base em uma lista enviada pela Secretaria de Educação, com o nome dos primeiros contemplados, selecionados pela pasta e pelas instituições de ensino privadas. Os profissionais serão encaminhados para o ponto de vacinação mais próximo do local de trabalho, assim que a data for confirmada.
Já para pessoas com comorbidades, de 30 a 49 anos, o agendamento é obrigatório e já está disponível no site da Secretaria de Saúde. Pelo link, é possível consultar o horário e data disponíveis. Para marcar um horário, é preciso se cadastrar – o procedimento pode ser feito na mesma página.
Novas doses
De acordo com o Ministério da Saúde, a nova remessa será composta por:
- 47 mil doses da AstraZeneca
- 30,1 mil doses da CoronaVac
- 8.190 doses da Pfizer
As doses fazem parte do Plano Nacional de Imunização, e serão entregues já com indicação de uso. Segundo a orientação, as vacinas da Pfizer são para primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e pessoas com deficiência permanente.
As doses de CoronaVac serão destinadas apenas para segunda dose. E as vacinas da AstraZeneca, serão usadas para segunda dose de pessoas entre 60 e 70 anos e para primeira dose dos novos públicos.
Vacinação no DF
De acordo com o último balanço da Secretaria de Saúde, divulgado neste domingo (16), o Distrito Federal vacinou 555.226 pessoas contra Covid-19 com, pelo menos, uma dose, o que representa 18,19% da população da capital.
Desse total, 291.624 pessoas também tomaram a segunda dose e, portanto, concluíram a imunização.
Nesta segunda, a campanha segue para quem tem mais de 60 anos; pessoas de 50 a 59 anos e grávidas com comorbidades; além de imunossuprimidos e portadores de síndrome de Down. Idosos e gestantes não precisam agendar, já os demais devem marcar pelo site da Secretaria de Saúde.
No sábado (15), a Secretaria de Saúde abriu mais 20 mil vagas para pessoas com comorbidades entre 50 e 54 anos. Os interessados também agendar a vacinação no site da pasta, e escolher o dia, horário e local de imunização.