De acordo com a unidade, os encaminhados pela Secretaria de Saúde podem ter até 24 anos, 1,70 metros de altura e pesar até 70 quilos
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) começou a receber, no sábado (13/3), pacientes que precisam de unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto, voltadas para o tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde do Distrito Federal.
Segundo informações da unidade, o HCB cedeu sete leitos para jovens de até 24 anos, e outros três para crianças, que podem ser encaminhados pela Secretaria de Saúde (SES-DF), para a ala exclusiva que atende pessoas com o novo coronavírus reativada no hospital.
Até este sábado (13/3), data do pedido à unidade, a SES-DF informou que mais de 268 pessoas aguardavam leito de UTI pelo sistema de regulação.
“O HCB respondeu para a saúde dizendo que pode receber, desde que os pacientes tenham até 1,70m e 70kg (por causa do tamanho das macas)”, informou a unidade.
É bom lembrar que o HCB não atende de portas abertas. Só recebe pacientes encaminhados pela pasta. Também de acordo com a unidade, diferentemente de outros hospitais do DF, apenas 60% dos profissionais que trabalham no atendimento aos pacientes de Covid-19, foram imunizados no local.
Outros 20 leitos de enfermaria foram reservados no HCB para crianças internadas sem a Covid-19, em outros hospitais. Elas serão transferidas para a unidade de saúde para que novas vagas sejam abertas para adultos nos hospitais onde as crianças encontravam-se.
“Este é um momento crítico e de calamidade. O hospital está fazendo tudo o que é possível para cooperar neste momento com o esforço de atendimento na rede pública de saúde do DF”, destacou o o superintendente do HCB, Renilson Rehem, ao Metrópoles.
Ibaneis Rocha
A pasta informou que a ação faz parte da ampliação de leitos para atendimento à população.
Em publicação nas redes sociais no sábado, o chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), informou que, nos próximos dias, mais 100 leitos para o novo coronavírus serão instalados na rede pública de saúde do DF.
“Serão 80 leitos nos hospital de Santa Maria e outros 20 no Hospital de Base – esses últimos, inclusive, com suporte dialítico, para pacientes que precisam de hemodiálise”, afirmou.
“É mais um esforço que estamos fazendo para atender a nossa população, mas precisamos contar com todo mundo para combater essa doença. Conto com vocês! Bom final de semana a todos!”, pediu o emedebista.
As informações são do Metrópoles*