sexta-feira, 07/02/25
HomeOpiniãoCorreção de Vital Didonet

Correção de Vital Didonet

 

Maria José Rocha Lima

No artigo que escrevi neste espaço sobre a contribuição da professora Eurides Brito para a educação infantil, o professor Vital Didonet fez a seguinte correção:

“Amiga,

Reconhecer o papel da professora Eurides Brito na criação de uma política e na atuação do MEC na educação pré-escolar é um ato de justiça. No entanto, o seu artigo, ao resgatar passos históricos, contém uma falha que, também por justiça e respeito às pessoas e aos fatos, precisa ser corrigida.

Quem iniciou esse trabalho no MEC foi a professora Anna Bernardes da Silveira Rocha, então Secretária de Ensino Fundamental do Ministério. Foi ela quem me convidou para dar início à organização da educação pré-escolar (para crianças de 4 a 6 anos). Sob sua gestão, realizamos o primeiro Diagnóstico da Educação Pré-escolar no Brasil e escrevemos dois livros para os professores, cuja pedagogia continua atual até hoje. Esses materiais foram pioneiros na abordagem intersetorial, considerando aspectos da educação, psicologia, assistência social e saúde.

Nossa pequena equipe percorria os estados e dialogava diretamente com os Secretários Estaduais de Educação para incentivar a implementação da educação pré-escolar. Na época, poucos municípios atuavam nessa etapa, ficando a creche sob convênio com a LBA. A professora Anna Bernardes me levou ao IPEA para negociar orçamento para essa fase da educação. Lá, participei de um debate com Cláudio de Moura Castro, então presidente do instituto, que era contrário à proposta e argumentava que a educação pré-escolar era um luxo. O episódio ganhou repercussão e foi destaque em uma reportagem da revista Veja, com nossas fotos. Na legenda da foto dele, lia-se: ‘Educação pré-escolar é luxo’. Na minha, dizia: ‘A educação pré-escolar é irreversível’. Quem estava certo? A história mostrou a resposta.

A professora Eurides Brito, de fato, elaborou o documento que você menciona, o qual se tornou parecer do professor Paulo Nathanael. No entanto, isso ocorreu no âmbito do Conselho Federal de Educação, e não no Executivo.”

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM