João Miguel da Silva Souza, de 10 anos, estava em área de mata, no Guará. Criança havia sido vista pela última vez no Setor de Chácaras Lúcio Costa.
Por Marcelo Tobias, Geraldo Beckher, Yasmim Perna, Caroline Cintra, TV Globo e g1 DF
João Miguel da Silva Souza foi visto pela última vez no dia 30 de agosto, no Setor de Chácaras Lúcio Costa, no Guará — Foto: PCDF/Divulgação
O corpo de João Miguel da Silva Souza, de 10 anos, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (13) em uma área de mata no Guará, no Distrito Federal. Ele estava desaparecido há 15 dias.
A informação foi confirmada pela Polícia Civil durante a tarde, após o resultado da perícia de identificação. De acordo com a delegada Bruna Eiras, da 8ª DP, na Estrutural, ainda não é possível confirmar a causa da morte, “em razão do estado de decomposição do corpo, aproximadamente 72h do óbito”.
“Porém não se descarta a asfixia”, diz a delegada.
O corpo foi encontrado enrolado em um cobertor, dentro de um buraco com aproximadamente 2 metros de profundidade, com a cabeça para baixo e as mãos amarradas. Apesar da mata ao redor estar queimada, a polícia informou que não há sinais de queimadura no cadáver.
Buraco onde corpo foi encontrado no Guará, no DF — Foto: Reprodução/TV Globo
“A gente está, agora, abrindo todas as linhas de investigação para verificar, porque é uma criança de 10 anos de idade, então é um crime muito grave, para entender o motivo para matar um menor de idade, se pode ser uma retaliação, querendo atingir alguns familiares, pai, mãe”, diz a delegada Bruna Eiras.
Visto pela última vez no dia 30 de agosto
O menino foi visto pela última vez no Setor de Chácaras Lúcio Costa, perto do Setor de Inflamáveis, por volta de 14h30 do dia 30 de agosto. Ele foi gravado por câmeras de segurança
Nas imagens, o menino aparecia andando sozinho pela rua, que estava movimentada. Depois disso, ele não foi mais visto, e a família procurou a polícia.
Rafaela Santos, tia de João Miguel, conta que o menino tinha ido até um mercado, de bicicleta. Segundo ela, a criança estava acostumada a ir sozinha até o local.
“Ele estava aqui de frente a nossa casa brincando com meu menino de 7 anos e foi no mercado comprar um salgadinho. E não retornou mais para casa”, conta a tia de João Miguel.
Como comunicar o desaparecimento de alguém?
Para comunicar o desaparecimento de uma pessoa não é preciso aguardar 24 horas. Basta procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência.
👉 Também é importante informar as autoridade quando o desaparecido for encontrado.
Para comunicar sobre crianças desaparecidas em qualquer localidade do Brasil, basta usar o serviço do Disque 100. Para crianças desaparecidas no Distrito Federal, há o serviço Disque 197.