Funcionários do comércio de todo o Distrito Federal formam uma fila enorme em frente ao Sesc da 504 Sul, na manhã desta terça-feira (26/5), para fazer o teste de covid-19. Os atendimentos iniciarão às 9h, no entanto, por volta das 7h já tinha gente no local.
As testagens são uma parceria do Governo do Distrito Federal com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) para que os trabalhadores retomem as atividades de forma segura contra o novo coronavírus.
Serão disponibilizados cerca de 500 testes diariamente na unidade do Sesc, a partir das 9h. Para a realização do exame, o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que é necessário que o funcionário leve a credencial de comerciário do Sesc, ou a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício. Também é preciso fazer um cadastro no site: https://sistemas.df.gov.br/MTeste/Inicio.
O Sesc-DF disponibiliza ainda 45 profissionais, sob a supervisão de quatro profissionais do GDF, que auxiliarão a testagem. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) também disponibiliza uma equipe para orientar o trânsito na W3 e nas regiões próximas à unidade do Sesc, para evitar tumulto no tráfego da cidade.
A medida é adotada um dia após o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista- DF) reclamar dos gastos que os empresarios teriam com os exames dos funcionários a cada 15 dias. “Não sairá por menos de R$ 150”, disse o vice-presidente da entidade, Sebastião Abritta. Ele ressaltou ainda que o comércio está há 60 dias sem funcionar e a maioria está sem poder pagar aluguel, imposto, folha salarial e reposição de estoque. “Não tem como arcar com essas despesas”, afimou.
Serviço
Os testes serão disponibilizados diariamente, a partir das 9h, na unidade da 504 Sul do Sesc. (CB)