O Distrito Federal já não é mais considerado uma unidade da federação em “estado de emergência para o novo coronavírus”. Segundo o Ministério da Saúde, o DF passou para “situação de atenção”.
O anúncio foi feito neste sábado (18) e significa que o número de casos em Brasília vem diminuindo, em comparação com os outros estados do Brasil. O boletim do GDF, do começo desta noite, mostrava 814 pessoas infectadas e 24 mortes (veja detalhes abaixo).
Conforme o ministério, Brasília segue com baixo crescimento no número de casos diários, enquanto no restante do país, a contaminação aumenta de forma mais rápida. Assim, o DF passa a configurar em estado de atenção – ao lado de mais dois estados.
Situação de atenção
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Pernambuco
Situação de emergência
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Ceará
- Roraima
- Amazonas
- Amapá
Isolamento social
Para os especialistas, as medidas de isolamento social têm permitido que Brasília não tenha uma curva acentuada na contaminação. Mesmo assim, os médicos alertam que não é hora de relaxar as medidas tomadas contra a pandemia.
A infectologista Joana D’Arc Gonçalves disse à TV Globo que ainda é importante ficar em casa porque o auge da epidemia ainda está por vir.
“O pico da doença deve acontecer entre o fim de maio e o começo de junho.”
Números de coronavírus no DF
O boletim divulgado às 18h50 deste sábado (18), pelo GDF, mostra os seguintes números:
- 814 casos
- 373 pacientes recuperados
- 24 óbitos
- Novos casos (neste sábado): 55
Situação dos pacientes
- 587 com infecções leves (se recuperam em casa)
- 45 pacientes com infecções moderadas (no hospital)
- 18 pacientes com infecções graves (em UTI)
- 940 casos em Investigação