Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, celebra missa na Catedral Metropolitana, em imagem de arquivo — Foto: Anderson Mendanha/Arquidiocese de Brasília/Divulgação
A Arquidiocese de Brasília emitiu um comunicado neste sábado (29) orientando os fiéis para prevenir a disseminação do coronavírus dentro das paróquias da Igreja Católica no DF.
No comunicado, a Arquidiocese orienta que durante as missas, sejam evitados o “abraço da paz”. O comunicado orienta ainda que a eucaristia seja recebida nas mãos e não diretamente na boca.
Em carta enviada aos padres do DF, o arcebispo, Dom Sergio da Rocha diz que “é importante levar em conta as orientações a respeito da higienização das mãos e outros cuidados divulgados pelas autoridades competentes”.
Situação de emergência
O corona vírus pode causar Síndrome Respiratória Aguda Grave — Foto: NIAID/Visualhunt
Nesta sexta, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou situação de emergência na saúde no Distrito Federal devido ao que considerou “risco de pandemia” do novo coronavírus (Covid -19). A declaração autoriza compras emergenciais sem licitação.
De acordo com o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde, o DF não possui nenhum caso confirmado de coronavírus. Até a tarde de sexta-feira (28), estavam em análise cinco casos suspeitos. Uma 6ª apuração chegou a ser anunciada pelo GDF, mas sem confirmação do governo federal. Desde janeiro, outros 18 casos foram investigados e descartados na capital.
Coronavírus: entenda como ocorre o contágio e quais os sintomas — Foto: Arte/G1