quinta-feira, 21/08/25
HomeMundoCoreia do Norte rejeita diálogo com os EUA sobre programa nuclear

Coreia do Norte rejeita diálogo com os EUA sobre programa nuclear

Desnuclearização da Coreia do Norte havia sido acordada entre os países no ano passado

A Coreia do Norte se recusou a dialogar com os Estados Unidos enquanto o país não colocar fim à política de hostilidade. A declaração foi dada neste domingo (6) por meio da agência de notícias oficial norte-coreana, KCNA. A Coreia do Norte estabeleceu como prazo até o fim do ano, para que o governo de Donald Trump mude de postura.

No sábado (5), delegações norte-coreanas e americanas se reuniram na Suécia para discutir a desnuclearização da península. O encontro terminou com a divergência de versões.

O chefe da equipe de negociação da Coreia da Norte afirmou que o país decidiu suspender o diálogo. Já funcionários do Departamento de Estado dos Estados Unidos disseram que que eles devem voltar a se reunir daqui duas semanas.

A respeito desse desencontro de declarações, o porta-voz da Coreia da Norte disse que não havia base para os americanos fazerem essa afirmação. O porta-voz dos EUA, por sua vez, afirmou, por meio de nota, que os dois países não vão superar 70 anos de hostilidade em um só sábado.

A desnuclearização da península da Coreia do Norte tinha sido acordada entre os dois países no ano passado, em Singapura. Até agora, no entanto, Kim Jong-un não deu nenhuma demonstração de que colocou o acordo em prática: ao contrário, o regime do norte-coreano lançou um novo míssil na última quarta-feira (2), a partir de um submarino.

Segundo Jong-un, o teste foi uma conquista importante ao que chamou de “forças externas”.

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM