Secretaria de Saúde do Distrito Federal — Foto: Raquel Morais/G1
O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) emitiu um pedido à Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (16), para que cirurgias eletivas – aquelas que não são emergenciais – sejam adiadas nos hospitais públicos e universitários de Brasília. A única exceção, seriam os procedimentos oncológicos e cardiovasculares.
“Pode haver falta de leitos de UTI e respiradores”, afirma o CRM-DF
O CRM quer também que as atividades ambulatoriais de menor complexidade sejam suspensas nas instituições de saúde, mantendo assim apenas atendimentos de urgência e emergência. Um ofício foi encaminhado à pasta.
A Secretaria de Saúde disse que “o plano de contingência do coronavírus será atualizado, conforme evolução da doença no Distrito Federal. No momento, não há previsão de suspensão das cirurgias eletivas” (veja íntegra abaixo).
Impacto no Sistema de Saúde
Álcool gel na prevenção ao coronavírus — Foto: Reprodução/Fantástico
O pedido do CRM se baseia, segundo a entidade, no aumento dos casos do novo coronavírus. “A pandemia está gerando grave impacto sobre o sistema de saúde”, afirmam os médicos.
Segundo o conselho, o pedido é baseado na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia a nota do CRM na íntegra
“Em razão da exponencial disseminação do novo coronavírus (SARS Cov-2) e o grave impacto sobre o sistema de saúde, que pode gerar falta de leitos de UTI e respiradores, o CRM-DF encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) em que pede que as cirurgias eletivas sejam canceladas nos hospitais públicos e universitários do DF, com exceção dos procedimentos oncológicos e cardiovasculares.
Além disso, recomenda ainda que, nas instituições de saúde, sejam suspensas atividades ambulatoriais de menor complexidade, mantendo apenas atendimentos de urgência e emergência.
O requerimento do CRM-DF é baseado na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).”
O que diz a Secretaria de Saúde
Confira íntegra do posicionamento da Secretaria de Saúde:
“A Secretaria de Saúde informa que o plano de contingência do coronavírus será atualizado, conforme evolução da doença no Distrito Federal. No momento, não há previsão de suspensão das cirurgias eletivas.
A pasta esclarece que o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-COVID-19 DF) e o Grupo Executivo para Monitoramento e Desenvolvimento de Ações de Prevenção e Mitigação ao COVID 19 permanecem de plantão para que não haja desassistência à população.” (G1)